Os Discos de Michael Jackson

Na sua carreira solo, Michael Jackson lançou seis discos de inéditas. E é assim que eu os classifico, do pior para o melhor:

Invincible: o disco mais novo é o mais fraco. Muito parecido com tudo o que havia no mercado quando foi lançado, sem quase nada daquele Michael Jackson fodão e genial dos outros tempos. Nem um clipe decente saiu daí. De bom BOM mesmo só Speechless, uma de minhas músicas favoritas.

Off the Wall: seu primeiro disco apenas preparou terreno para o Thriller. Tem ótimos momentos, como Don't Stop Till You Get Enough, Rock With You e She's Out of My Life, e no geral é muito melhor do que a maioria das coisas que se vê por aí, mas não é espetacular. Mas não se engane: apesar de ser o penúltimo da minha lista, não pode ser considerado um disco ruim.

Dangerous: aqui Michael já estava branco mas ainda tinha um bocado de genialidade nas veias. Neste disco estão pérolas como Black or White, Heal the World e Will You Be There. Fora isso, ainda tem uma das capas mais maneiras de todos os tempos, com tantos detalhes que de vez em quando eu me perco passeando por eles.

HIStory: o disco dois deste álbum duplo traz uma penca de músicas inéditas muito boas. Algumas entre as minhas favoritas. Aqui estão Earth Song, Stranger in Moscow, You Are Not Alone e They Don't Care About Us, esta com participação do Olodum e com clipe gravado no Brasil (coisa que você já sabia, porque no domingo 378 programas de TV mostraram isso). Além disso, traz duas regravações maneiríssimas: Come Together, dos Beatles, e Smile, de Charlie Chaplin, John Turner e Geoffrey Parsons.

Bad: não dá pra não gostar deste disco, pois a quantidade de música boa é absurda. Não é qualquer um que consegue colocar em apenas um álbum músicas tão boas quanto Bad, The Way You Make Me Feel, Liberian Girl, Man in the Mirror, I Just Can't Stop Loving You, Dirty Diana e, minha favorita, Smooth Criminal. Tem gente que lança dez discos e não consegue fazer tanta coisa boa assim. Em contrapartida, este disco traz a pior música do Michael Jackson, Speed Demon. Eu acho essa música tão ruim, mais tão ruim, que ela não faz parte da cópia que tenho do disco no meu computador.

Thriller: como não podia deixar de ser, meu disco favorito é o favorito de todo mundo. É praticamente um greatest hits. Se alguém trocasse a capa e lançasse como um The Best of Michael, tem gente que nem iria reparar. Thriller simplesmente arrasa quarteirão e dispensa demais comentários: nove músicas, nove sucessos. Balada, rock, disco, dance e R&B numa mistura magnífica. Simplesmente inclassificável.

E você, leitora, quais são os seus preferidos?

***


E já que estamos na onda e você está aí querendo comprar alguma coisa do Michael Jackson para saciar a vontade, que tal dar um pulo no Submarino ou no Mercado Livre, comprar alguma coisa e ajudar o seu escritor favorito a ganhar uma comissãozinha?

Como me Tornei fã de Michael Jackson

Escrever aqui pro Sarcófago alguma coisa contando a história de Michael Jackson seria chover no molhado, porque desde quinta feira passada bilhares de sites já fizeram isso. Mas quem presta atenção nos detalhes daqui deste blog já deve ter reparado que o nome dele está ali na coluna da esquerda, bem na parte onde eu cito os artistas dos quais sou fã. Sim, eu ouvi bastante as músicas do Michael neste final de semana, mas não apenas por conta de sua morte, mas porque já há tempos que curto seu som.

E se não tenho nada a acrescentar sobre a sua vida, posso contar sobre como passei a gostar dele.

***


Tudo começou em 1997, ano em que se firmaram as principais bases do meu gosto musical. Foi o ano em que comprei meu primeiro cd player e volta e meia comprava, a muito custo, os cds que gostava. Pois eis que uma amiga do curso onde eu trabalhava chegou lá com um cd duplo do Michael Jackson - o fabuloso HIStory.

Claro que eu conhecia Michael Jackson. Até os surdos conhecem as músicas dele. Eu sabia que ele tinha vários sucessos. Mas eu não saberia citar mais que três ou quatro.

E então lá está o cd da minha amiga, ela toda empolgada porque tinha conseguido comprá-lo. Eu dei de ombros e falei que conhecia muito pouco. E ela foi me mostrando as músicas do primeiro disco: Billie Jean, The Way You Make Me Feel, Black or White, Rock With You, She's Out of My Life, Bad, I Just Can't Stop Loving You, Man in the Mirror, Thriller, Beat It, The Girl is Mine, Remember the Time, Don't Stop Till You Get Enough, Wanna Be Startin' Something e Heal the World.

Eu endoidei. Eu conhecia todas. Eu gostava de todas. Eu adorava todas. E descobri que adorava Michael Jackson. O segundo disco do par trazia algumas músicas novas que eu também adorei: They Don't Care About Us, Earth Song, You Are Not Alone, Come Together, Smile... era tudo muito bom de mais! Gravei uma cópia dos discos em fitas K7 (sim, K7!) e ouvia o tempo todo. Só larguei das fitas quando consegui, emocionado, comprar o CD.

Com o tempo fui comprando outros discos do Michael Jackson, vendo que conhecia muitas outras músicas igualmente boas, e a coleção ficou completa - pelo menos da carreira solo. Atualmente estou atrás da coletânea tripla com sucessos da época dos Jackson 5 que foi lançada há uns meses; da edição especial do Thriller, com DVD e tudo; e quero comprar outro HIStory, porque o meu estragou quando ficou guardado durante as obras da minha casa.

Só pra comparar e dar uma noção melhor da coisa, nesta época, apesar de já conhecer e gostar de Elton John, eu pouco me importava com suas músicas. Michael Jackson é que era o cara.

Quando, no final de 1998, acessei a internet pela primeira vez, fui correndo em busca de informações sobre ele. Me associei ao fã-clube internacional e conheci muita gente legal - a francesa Fiona Eloise, o indiano Vivek Bansal, a sul-africana Aeisha Anthony - e fiz até uma outra grande amiga, a mineirinha Monica Xavier, que deve estar chorando até agora.

Como a discografia dele não é tão grande assim, eu acabo às vezes ficando uns meses sem escutar uma música sua, para então ficar ouvindo sem parar durante um mês inteiro, sem parar. De vez em quando perco algumas horas no YouTube vendo vídeos e clipes dele, lendo artigos na Wikipedia, descobrindo sites interessantes e tentando descobrir alguma gravação diferente da qual eu nunca tenha ouvido falar.

Sim, eu sei que nos últimos anos ele entrou em decadência, não gravou nada e não fez nada que prestasse, mas quem é rei nunca perde a majestade, e eu continuei curtindo as suas músicas como sempre curti.

Portanto, não se enganem, queridas leitoras: quando eu falo do Michael Jackson nestes dias não é sentimentalismo barato por conta de sua morte. É emoção de fã mesmo.

E vocês, qual sua relação com ele?

***


Curiosidades: Na last.fm, o artista mais ouvido da semana passada foi o Michael Jackson, com quase o dobro de audições em relação ao segundo colocado. As seis músicas mais ouvidas são dele. Das 10 mais ouvidas, oito são dele. Das 20 mais ouvidas, 13 são dele. As sete músicas mais favoritadas são dele. Na Inglaterra, seu disco The Ones, uma coletânea, chegou ao topo das paradas.

É uma invasão!

***


E já que estamos na onda e você está aí querendo comprar alguma coisa do Michael Jackson para saciar a vontade, que tal dar um pulo no Submarino ou no Mercado Livre, comprar alguma coisa e ajudar o seu escritor favorito a ganhar uma comissãozinha?

Michael Jackson

São apenas nomes de músicas do Michael, mas servem para explicar tudo.


Speechless : Sem Palavras
Is it Scary : Não é Assustador?
Leave Me Alone : Me Deixe Quieto
Fly Away : Indo Embora
Scream : Gritar
History : Sua História
Remember the Time : Lembre do Tempo
Whatever Happens : O Que Quer Que Aconteça
You Rock My World : Você Agita Meu Mundo
Don't Walk Away : Não Vá
Gone Too Soon : Partiu Cedo Demais
Cry : Chorar

***

Born to amuse : Nascido para divertir
To inspire to delight : Para inspirar e iluminar
Here one day : Hoje aqui
Gone one night : Longe à noite

Shiny and sparkly : Brilhante e reluzente
And splendidly bright : E esplendidamente iluminado
Here one day : Hoje aqui
Gone one night : Longe à noite

Like the loss of sunlight : Como a perda da luz do sol
On a cloudy afternoon : Em uma tarde nublada
Gone too soon : Partiu cedo demais

Like a castle : Como um castelo
Built upon a sandy beach : Construído nas areias da praia
Gone too soon : Partiu cedo demais

Like a comet : Como um cometa
Blazing 'cross the evening sky : Cruzando o céu à noite
Gone too soon : Partiu cedo demais

***

Eu curtia muito, e sim, estou triste pra cacete.
Que Michael descanse em paz.

Igrejas com Slogans

Igreja A - Terra de Milagres
Igreja B - Formando Vencedores
Igreja C - Um Recanto de Paz para a Família
Igreja D - Uma Igreja com Cara de Leão


Você já reparou que hoje a moda entre as igrejas é ter slogan? Não há nada mais marketeiro do que anexar um slogan ao nome de um comércio, e aí eles vêm reclamar que estão sendo discriminados e sofrendo preconceito quando dizem que certas igrejas evangélicas não passam de comércio religioso.

Pelo amor de Deus! O chamariz de pessoas para a igreja deve ser a mensagem de salvação trazida pelo nosso Senhor Jesus Cristo, e não uma frase vazia que tenta mostrar que uma denominação é mais legal, ungida ou fervorosa que a outra.

Que tal freqüentar Uma Igreja Sem Slogan?