Nas eleições de 2010, escrevi um artigo sobre o que eu gostaria de que os políticos eleitos fizessem. Além de ver como meu pensamento mudou em relação a alguns pontos, deu pra ver o quanto a gente ainda precisa andar, porque estou escrevendo agora um texto como aquele e alguns desejos estão repetidos.
Como escrevi da outra vez, tenho consciência de que muitos dos meus desejos não verão a luz do dia, mas segue aí uma lista de algumas coisas que eu gostaria que os eleitos fizessem nos próximos 4 anos.
Legalização da maconha. Se o tabaco e o álcool são liberados, porque não a maconha? Além de ser uma grande força contra a violência gerada pelo narcotráfico. Já que a "guerra às drogas" não deu certo, é hora de tentar uma nova abordagem.
Legalização do casamento homossexual de vez, sem dependência de resoluções e coisas afins. Continuo achando estranho homem com homem e mulher com mulher, mas entendo que não há mal nenhum em duas pessoas do mesmo sexo se amarem ao ponto de quererem construir uma vida juntos. É papel do Estado garantir este direito a todos. Se eu e minha esposa pudemos casar, porque uma amiga e sua namorida não?
Agilização do processo penal e melhoria das condições das prisões no Brasil. O tratamento desumano só piora a situação. Na esteira disso, a não-aprovação da redução da maioridade penal.
Legalização do aborto até uma determinada fase da gravidez, além dos casos já previstos em lei, e implantação de políticas públicas para que as mulheres não precisem recorrer a clínicas clandestinas para isso. Há que se discutir até que ponto da gravidez seria permitido, mas do jeito que está não é suficiente.
Flexibilização das leis trabalhistas. Apesar da possibilidade de que empregadores forçarem empregados a aceitarem acordos abusivos, por que o empregado e o empregador não podem assinar contratos que definem formas, regras e horário de trabalho livremente? Minha ideia é de que os limites atuais sejam mantidos, mas que empresas e funcionários possam entrar em acordo sobre certos pontos, coisas que hoje em dia não pode fazer.
Políticas de transporte para diminuir carros nas ruas e incentivar transportes alternativos. Aumentar oferta e qualidade de transporte público, tornar mais difícil ter um carro, tornar mais difícil ter carteira de motorista e tornar mais fácil perde-la.
Políticas agressivas de proteção ambiental e geração de energia renovável. Não podemos deixar o meio ambiente ir pro saco. Ponto.
Aulas o dia inteiro, porque é preciso fazer escolas diferentes. A criança entra na escola às sete e sai às seis. Esportes e cultura no currículo.
De resto, aquelas coisas que a gente sempre quer: diminuição de impostos, diminuição de burocracia, melhor saúde, melhor gasto do dinheiro público, etc. e tal.
E vocês, o que esperam?