Para Descobrir Música Nova

Quem gosta de música está sempre interessado em descobrir novos artistas, novas bandas, novas sonoridades, não é? Eu, por exemplo, apesar de adorar ouvir Elton John, Celine Dion, Dire Straits e Maria Bethânia, sei que não dá pra viver só deles e passo a fuçar a internet na esperança de descobrir sangue novo, como Klutz, Michael Penn e Sam Harris. E eis que este final de semana descobri um site excelente onde é moleza descobrir novidades: last.fm.

Esta é mais uma daquelas idéias simples, mas geniais. Primeiro você tem que fazer um rápido cadastro gratuito no site, no qual você não é obrigado nem a informar seu email. Depois você tem que baixar e instalar um plug-in que para Winamp ou Windows Media Player.

O que este plugin faz é monitorar tudo o que você escutar daí em diante e, quando você estiver conectado à internet, ele joga para o site todas estas informações. Feito isso, você e qualquer outra pessoa pode acessar os seus dados, vendo quais os artistas, músicas e álbuns você mais ouviu, na última semana, no último mês ou desde que se cadastrou.

Nas primeiras semanas de uso, esses totais ainda podem parecer um pouco distantes da realidade, mas com o tempo fica evidente o que é que a pessoa realmente gosta de ouvir.

E aí está o pulo do gato para descobrir coisas novas: quando você acessar os dados de um cara que gosta de ouvir Chico Buarque, Maria Rita e Raimundo Fagner, pode encontrar entre estes nomes algum desconhecido, como, digamos, Vander Lee. Imaginando haver alguma semelhança no som deste com o som daqueles, você pode clicar no nome no Vander Lee e pular para uma página onde pode ver uma lista das músicas mais ouvidas dele. Ora, as mais ouvidas devem ser as melhores, certo? Basta então clicar no nome de uma delas para ouvir on-line!

Para ouvir on-line tem que baixar um programa disponível no site, que também pode se integrar ao Winamp ou ao Windows Media Player. Algumas músicas ainda não estão disponíveis para serem ouvidas, mas qualquer eMule ou Kazaa da vida resolvem o assunto num piscar de olhos.

Além disso, na página do artista, aquela onde estão as suas músicas mais ouvidas, você tem a possibilidade de ver uma lista do tipo "quem ouve esta banda também ouve...". E tome-lhe sangue novo para desfrutar.

Como se não bastasse tudo isso, pelo site você pode ainda colocar "tags" nas músicas. Estas tags são palavras e expressões que resumem as características da música. Por exemplo, na música "Who Wants to Live Forever", do Queen, poderíamos colocar as tags trilha sonora de filme, relax, love rock e música para dirigir. Daí que, se mais pessoas usarem estas tags, você pode procurar outras músicas que também tenham.

Ainda tem muita coisa por lá para fuçar, mas isso eu deixo para vocês descobrirem com a mão na massa, que é mais divertido. Se alguém se cadastrar, avise aqui o nome de usuário.

A propósito, vocês podem me encontrar por lá em mario_marinato.

Nenhum comentário: