50 Semanas de Rock - Chuck Berry

A sétima das cinqüenta semanas de rock foi uma viagem no tempo, afinal de contas Chuck Berry é um dos inventores do rock. E a primeira coisa que deve ser dita é que ele merece a fama que tem: o cara era bom.

Das muitas músicas que ouvi, eu conhecia apenas três: Johnny B. Goode, Roll Over Beethoven e Rock and Roll Music. E só para efeitos de constagem, ficaram sendo as favoritas. Eu só não sabia quem as cantava.

Fruto da década de 50, Chuck Berry é muito blues. Algumas de suas músicas, definitivamente, não são rock. Só não me interpretem mal e pensem que não gostei. Muito pelo contrário, me diverti muito com seus blues lentos, como Blues for Hawaiians, Blue on Blue e Deep Feeling; e com algumas mais agitadas, como Little Queenie.

Mas qualquer um nota que há músicas em que ele começa a flertar com um novo tipo de som, brincando com pequenos riffs e alguns solos aqui e ali, como nas várias que começam com um solo no estilo "vamulá, galera!", entre as quais posso citar No Particular Place to Go, Back in the USA e Run Around.

E, claro, há os rocks rasgados, gostosíssimos de ouvir, recheados de solos inspirados, de dar inveja em muitos novatos que só sabem bater cabeça no palco. Bons exemplos do que falo são jóias como Sweet Little Rock & Roller, Down the Road Apiece, Ain't That Just Like a Woman, Carol e Let it Rock, algumas até mesmo lembrando uma levada country, como You Can't Catch Me e Thirty Days.

Impossível não comentar que deu pra notar que Elton John e Roberto Carlos foram influenciados por Chuck Berry, o primeiro pelas muitas músicas recheadas de piano e o segundo por causa da música Come On, que é a cara do Rei.

Se Chuck Berry fez um rock que hoje em dia já não é mais agradável ao ouvido de muitos nem o tipo de música que toca nas rádios atuais, o que não se pode negar é que ouvi-lo é imprescindível para aqueles que querem saber de onde o rock veio. Chuck é, sem dúvida, um dos pais do rock'n'roll, e cuidou muito bem da sua cria.

***


Compre produtos de Chuck Berry no Submarino ou no Mercado Livre.

Veja a lista das bandas que fazem parte das 50 semanas.

Nenhum comentário: