Continuando a série de artigos com uma retrospectiva musical de 2011, seguem aqui mais 10 bons discos lançados no ano que acabou de acabar. A primeira parte está aqui e a segunda parte está aqui.
Mônica Salmaso - Alma Lírica Brasileira
Este foi um disco que me ganhou aos poucos. Na primeira audição não achei lá essas coisas mas a cada vez que ouço sempre descubro um detalhe mais legal, que foi tornando o disco, aos poucos, numa excelente pedida. Uma seleção primorosa de belas canções. Destaque para A História de Lilly Braun, do Chico Buarque.
Noel Gallagher - High Flying Birds
Um dos cabeças do Oasis finalmente lançou seu disco solo, que soa como um bom e velho disco do Oasis, o que já é garantia de música boa. Não perca The Death of You and Me.
Maria Gadú - Mais Uma Página
O mais novo lançamento da mais nova queridinha da MPB é muito bom. Mostra que Maria Gadú tem futuro e traz algumas canções tão boas quanto os melhores momentos do seu disco de estreia. Linha Tênue grudou nos meus ouvidos instantaneamente.
Charles Bradley - No Time for Dreaming
Black music da mais alta qualidade por um senhor de mais de 60 anos, que só agora lança seu primeiro disco. Não há mais o que dizer, além de OUÇA! Conheci através das listas de melhores do ano publicadas pelo Collector's Room. A faixa título é excelente.
Tedeschi Trucks Band - Revelator
Não sei classificar essa banda muito além de "banda que eu gosto". Eles fazem um pouco de rock, misturado com folk, misturado com blues e com momentos gospel. A vocalista é sensacional e não dá pra parar de ouvir. Conheci esta banda também pelas listas de melhores do ano do Collector's Room. Não deixem de escutar Bound for Glory.
Gregg Allman - Low Country Blues
Um pouco de blues para aquietar o espírito sempre faz bem, e o disco do Gregg Allman cumpre a tarefa com maestria. Em alguns momentos me fez lembrar de The Union, disco de Elton John e Leon Russel, e acabei descobrindo que ambos foram produzidos pelo mesmo cara. Outro nome tirado das listas do Collector's Room. I Can't Be Satisfied é de deixar qualquer um satisfeito.
Joss Stone - LP1
Não conheço quase nada da Joss Stone e este disco foi um excelente cartão de visitas. Um disco muito bom de se ouvir e que traz uma das melhores músicas do ano: Karma.
Foo Fighters - Wasting Light
Um disco de rock pesado bom demais. Um punhado de excelentes músicas. Recomendação certa. O único mal momento do disco é While Limo, mas que é compensado com louvor por Arlandria.
Booker T. Jones - The Road from Memphis
Um belo disco de soul quase que completamente instrumental. Uma banda de alta qualidade e convidados especiais de primeira linha fazem deste disco uma pedida perfeita. Não deixem de ouvir Down in Memphis.
Machine Head - Unto the Locust
Este disco é, sem dúvida, um dos melhores do ano, e merecia estar entre os 10 primeiros não fosse um detalhe: o vocal gutural que eu não consigo suportar. Dá pra classificar como o melhor disco que eu não gostei. Fora isso, é um disco foda demais, com músicas espetaculares e um instrumental de cair o queixo. Não está mais na minha coleção mas recomendo pra qualquer um que goste de heavy metal. Darkness Withwin, sem os vocais guturais, é a melhor faixa do disco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário