Árvore de Natal

Puxa, é hora de montar a árvore de natal para enfeitar a sala... onde é que estão as coisas mesmo, hein? Hm... a base está aqui... as bolas estão, hm... na porta da esquerda, na parte de cima do guarda roupas... isso, aqui estão. E onde foi que eu coloquei os ramos? Ah, aqui, achei.

Puxa, já passou um ano desde que montei esta árvore da última vez. Acho que ano passado montei na véspera, dia 22 ou 23, se não me engano. Que relaxado. Mas desta vez não... vou montar com pelo menos 10 dias de antecedência. Não é o melhor, mas tá bom também, afinal de contas, ninguém vai passar o natal aqui em casa mesmo...

Bom, os ramos já estão colocados, é hora das bolas... uma, duas... puxa, o ano já está acabando... quanta coisa aconteceu... dá até pra imaginar que cada bola desta árvore vai ser uma lembrança boa que está sendo mostrada num belo mural. Bem, se fosse assim eu precisaria de uma árvore bem maior.

Cinco, seis... como foi bom aquele janeiro... eu ainda trabalhava em casa e não deu muito serviço, era quase que férias, deu pra curtir bastante... ainda mais com meu teclado novo, como eu fiquei empolgado, tocava sem parar! Doze meses depois cá estou eu tendo aulas de música e tocando bem melhor do que eu imaginei que estaria.

Nove, dez... puxa, que bolinha diferente, ela pode representar abril, vida nova. Foi quando eu comecei a trabalhar fora depois de uns anos. Gente nova, ambiente novo, tudo diferente, animação, motivação... esta merece lugar de destaque.

Doze, treze... esta bola está meio embaçada... é bonita, mas pode ficar um pouco mais escondida... o que ela representaria? Meu aniversário, talvez... é, vai servir... convidei uns chegados e só uns pingados vieram, mas os que vieram são pessoas importantes e é isso que importa. Esta não pode ficar de fora.

Ai! Oh, esta bola tinha que quebrar na minha mão e me cortar? Essa ferida deve demorar pra cicatrizar... bem, 2003 teve seus maus momentos também, não? Separações, despedidas... tudo bem, eu supero... o que seria do prazer se não houvesse a dor... ex-bolinha pegando expresso direto para a lata de lixo!

Quinze, dezesseis... ei, quem botou esta bola aqui? Eu não lembro dela! Hm... uma surpresa.. algo desconhecido... mas muito bonita! Eu não esperava encontrá-la aqui, surgiu do nada, mas gostei muito dela, vai merecer um lugar de destaque. Que fique então pendurada bem aqui de frente. Bolas de natal podem ter nome? Se podem, esta se chama Sueli.

Dezessete, dezoito... hm, eu lembro desta bolinha... parecia que ia ficar linda na árvore mas ficou meio fora de sintonia... era só uma promessa. Hi hi hi, no início do ano eu prometi tanta coisa... caminhar, ler, perder a barriga... é: a bola que não chegou a ser o que eu esperava vai lembrar as promessas de início de ano que eu era pra ter cumprido, mas fingi que esqueci.

Vinte e uma, vinte e epa! Ai, ai, epa! Ufa, quase caiu... imagina se eu quebro mais uma?! Eu não iria me perdoar! Depois de tanta luta pra impedir que ela quebrasse, vai lembrar perfeitamente as minhas provas na faculdade: quando eu pensava que me daria mal consegui dar a volta por cima. Tudo bem que passei por uma recuperação, mas saí dela por cima da carne seca.

Faltam duas... falta uma... pronto! Todos os meus momentos pendurados nesta árvore. Agora o pisca-pisca. Enrola daqui... puxa dali... passa por cima... liga e... voilá! Estrelas que piscaram na minha vida. Uma centena de luzes, uma centena de pessoas especiais. Todas aquelas que tornaram possíveis aqueles momentos. Tanto os felizes quando os tristes.

Que ela fique aí até o ano que vem chegar. Janeiro é hora de desmontar esta árvore e partir para colecionar outras lembranças para a próxima. Enquanto isso, que os meus momentos fiquem ali à mostra para que eu me lembre deles, para que eu me lembre que 2003 foi um grande ano, tão brilhante e bonito quanto uma árvore de natal.

Nenhum comentário: