Sobre Mangas e Hipóteses

Imagine que você fale que vai chupar uma manga e uma pessoa comece a rir de você, questionando sua sanidade mental. 

Como assim chupar uma manga?! Vai ficar lambendo a camisa, vai? Prefere algodão ou cetim? ha ha ha ha

Se fosse um estrangeiro que não tenha um vocabulário muito bom de português, vá lá, dá pra entender a confusão. Você ensina que manga tem dois significados e tudo bem. Mas e se fosse um brasileiro? Com boa vontade, dá pra entender a confusão ou a vontade de fazer piada de tiozão do pavê. Mas a partir do momento em que você explica que quando fala de manga você está falando da fruta, não tem mais sentido a pessoa ficar rindo de você. 

Continuar falando que você é uma pessoa doida, que quer comer pano, e se negar a aceitar o sentido que você está usando, é, no mínimo, demonstração de má vontade e também de uma boa dose de mau-caratismo. 

Concordamos com isso? Beleza. 

Se a gente fosse ficar puxando exemplos de outros palavras, podíamos ficar aqui até amanhã de manhã. Pinto, verão, caixa, bala. A carteira, sentada na carteira com a carteira no bolso. 

Mas o objetivo aqui é chegamos a um acordo de que é mau caratismo a pessoa forçar o uso de um significado quando é outro que está sendo empregado. 

Se chegamos a um acordo, vamos falar de outra palavra, então. 

Teoria. 

Teoria é uma palavra que tem dois sentidos bem distintos. 

O primeiro deles é sinônimo de hipótese. Acontece um acidente, um avião cai, mas ninguém sabe o motivo. Surgem diversas hipóteses: falta de combustível, falha no motor, o piloto passou mal. Várias hipóteses, várias teorias. 

Mas há o segundo sentido pra palavra teoria, que é o sentido de corpo de conhecimento sobre um determinado assunto. Um exemplo fácil é quando falamos em teoria musical. Quando falamos em teoria musical, não estamos falando que música é uma hipótese, que pode ou não ser verdade, que pode ou não ser comprovada, mas sim de todo o conhecimento que temos sobre música. Escalas, notas, intervalos, partitura, contagem de tempo, formação de acordes. 

Lembro muito da época da escola, quando nas aulas de educação física a gente ficou em sala de aula durante uma hora e meia estudando as regras do vôlei. No final a turma já estava indócil, perguntando ao professor quando é que a gente ia sair da teoria e ir pra prática. Ou seja, quando que a gente iria parar de estudar os conceitos e regras do vôlei e iríamos pra quadra efetivamente jogar o jogo. 

Tudo certo até aqui? Ok. Pois bem, tudo isso até aqui foi uma enorme introdução pra falarmos de teoria da evolução. 

Muita gente desdenha e desfaz da evolução das espécies por conta de se falar em teoria da evolução, alegando que "ah, é só uma teoria, não vou acreditar nisso", como se teoria, aqui, tivesse o sentido de hipótese. 

Mas não. 

Quando se fala em teoria da evolução, a acepção da palavra aqui é a de corpo de conhecimento. Ou seja, não é "hipótese da evolução", mas sim "tudo e que já sabemos, o corpo de conhecimento que temos sobre a evolução". 

Portanto, se você concordou comigo lá em cima que é mau caratismo insistir num sentido de uma palavra depois de saber que o que está sendo usado é outro sentido, e se você é daqueles que fala que evolução "é só uma teoria", já sabe que precisa mudar seus argumentos.

Nenhum comentário: