Elton John: 50 anos da decolagem

Troubadour / Elton, Nigel e Dee / 17-11-70

 

Se você viu o filme Rocketman, cinebiografia do Elton John, deve lembrar da cena que retrata sua estreia da casa de shows Troubadour, na Califórnia. Ao som de Crocodile Rock, ele e a plateia flutuam, numa representação visual bem literal de que sua carreira começava, ali, a decolar. 

Hoje, 25 de agosto, é o aniversário de cinquenta anos daquela primeira apresentação. 

E se a cena do filme tem algumas diferenças em relação do que aconteceu naquele dia (a banda ainda não contava com um guitarrista e Crocodile Rock só seria composta dali a dois anos), uma coisa ela acerta em cheio: realmente, foi ali que a carreira do Elton John engatou.

Uma plateia recheada de gente famosa, alguns ídolos do próprio Elton, como o Leon Russell, e críticas animadas no dia seguinte (Rejoice!) foram o suficiente pra que ele entrasse definitivamente na rota do estrelato.

Para ter uma noção do que foi aquela apresentação, fica a dica para escutar o disco 17-11-70, que é o registro de uma apresentação ao vivo, a partir do estúdio de uma rádio. Essa gravação mostra como eram os shows do Elton John até então, quando sua banda era apenas um trio piano-baixo-bateria. Tem músicas dos seus três primeiros discos e alguns covers, e mostra o quão incendiários eles eram em cima do palco. 

Se for pra escutar apenas uma música do disco, vá de Sixty Years On, que mistura rock'n'roll e virtuosismo em doses generosas.

Definitivamente, um power trio.

Nenhum comentário: