As Escolhas da Vida Profissional

O primeiro texto do livreto que estou lendo - 10 Gurus - é de Peter Drucker, intitulado 'Você está preparado?' De acordo com ele, vivemos em uma época em que é mais fácil escolher nosso destino. Mas para saber onde se quer chegar, é preciso se conhecer muito bem.

Até não muito tempo atrás as pessoas tinham suas carreiras profissionais mais ou menos definidas desde cedo. Muitos seguiam a carreira do pai. Outros faziam longas carreiras dentro de uma mesma empresa. Hoje existe uma maior possibilidade de escolher uma carreira, e até mesmo de trocar de carreira.

Um dos fatores que contribuem para isso é o aumento da expectativa de vida. Com mais tempo de vida, as chances de se passar mais tempo no mercado de trabalho crescem, fazendo com que a pessoa tenha mais chances de desenvolver uma segunda carreira após um certo tempo. Claro que essa troca exige disciplina e preparo, visto que uma mudança dessas não é feita de um dia para o outro. Assim como hoje se faz uma faculdade, pós-graduação e uma série de cursos de desenvolvimento, faz-se necessário passar por tudo isso novamente antes de se aventurar por novos caminhos.

Outro fator que influi na maior facilidade para a escolha é a grande oferta de informação existente hoje em dia. Não falo apenas da internet, mas também de todas as mídias de comunicação existentes. Entre numa banca de revistas e você terá publicações que tratam dos mais variados temas. As notícias e o conhecimento se disseminam cada vez mais rápido. E então, com toda essa carga de informações nas mãos, as pessoas têm uma maior liberdade de descobrir uma atividade onde possam se realizar.

É aí então que se encaixa o autoconhecimento. Quando se fala em autoconhecimento, não quer dizer se você sabe qual é a sua cor preferida, ou seu estilo musical predileto. Significa conhecer suas motivações, seus valores, suas aptidões. Pode parecer simples, mas colocar isso no papel exige reflexão: quem sou? O que me motiva? O que sei? O que não, mas devia saber? Quais são meus objetivos? Não se chega a uma resposta definitiva destas perguntas sozinho, é preciso conversar com pessoas que te conheçam muito bem, que conheçam sua história. Converse com sua família, com seus amigos, e também consigo mesmo.

E assim, sabendo bem quem somos, tendo muita informação às mãos e sabendo onde queremos chegar, somos capazes de descobrir e escolher o melhor caminho a seguir.

Nenhum comentário: