Fé e Religião

Lembro-me sempre de uma frase dita, se não me engano, por Nelson Rodrigues: "Deus, para a felicidade do homem, deu a ele a fé e o amor. O diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento". Hoje quero falar de fé. E também de religião. Sim, pois para mim, assim como para Nelson Rodrigues, estas são duas coisas diferentes, porém, que têm raízes até certo ponto comuns.

Para mim, fé é a sua força em acreditar nas coisas, sejam elas divinas ou não. Religião é uma doutrina que você segue, buscando iluminação, um degrau superior, ou então mais paz em sua vida.

Existe religião sem fé. É o caso das pessoas que vão para a igreja apenas para fazer presença, que não acreditam nas palavras das orações que rezam, não creem no que é dito nos eventos da sua igreja.

E também existe fé sem religião. Como é o meu caso. Por não seguir uma religião, uma doutrina, não necessariamente a pessoa não acredita em Deus. Assim como existem diferentes religiões, e todas elas são válidas. O que as torna verdadeiras para as pessoas que a seguem é sua fé.

É como simpatias. Se você acreditar realmente naquilo, provavelmente vai acontecer. Pode até ser que aconteça não necessariamente por causa de sua fé, mas devido a um fato científico desconhecido, mas acontece. Exatamente por isso nem me preocupo em fazer simpatias mirabolantes, pois não acredito nelas.

Fé é tudo. Se os umbandistas acreditam que sujar as beiras dos rios e esquinas de nossas cidades com velas, animais mortos e outros apetrechos os ajudará a ter uma vida melhor; se os católicos mais fervorosos acreditam que autoflagelação iluminará suas almas; se os evangélicos acreditam que gritos e vozes eufóricas são portas para sermos abençoados, tudo bem, eu respeito. Assino embaixo quando dizem que é melhor fazer isso do que estar envolvido com drogas e violência. Mas não preciso concordar com tais práticas. Respeito, mas não concordo.

Religião é um fato cultural. Sua religião depende da sua criação, do ambiente em que você vive, do país onde você vive. Se formos analisar de maneira diferente, veja só: existem centenas de religiões no mundo. A maioria diz que se você não segue os ensinamentos dela você está condenado a queimar no inferno. Como não podemos ter mais de uma religião, significa que somos todos pecadores, já que não somos membros das outras. Portanto, vamos todos pro inferno. Aí entra a fé: você acredita nisso? Eu não.

Voltaremos ao assunto. E depois eu falo de casamento.

Nenhum comentário: