Cartórios - Autenticação

Antes de mais nada, vamos logo detonar com uma coisa que muita gente fala errado. Não é autentificação. Há tempos eu gostaria de saber de onde esse povo arranjou mais uma sílaba para a palavra. Gente, pensem em autêntico. Autêntico quer dizer verdadeiro. Dizer que uma coisa é verdadeira então cria a palavra autenticar, tornar autêntico. Portanto, enfiem o fi onde bem entenderem, mas nunca no meio desta palavra.

Bom, só por isso já dá pra entender o que é autenticar. É dizer que uma cópia é genuína, autêntica, verdadeira. Portanto, nunca cheguem num cartório pedindo para autenticar um documento original. Um original já é autêntico por natureza.

Outra coisa que muita gente acha que o cartório faz é tirar a cópia do documento para então autenticar. Ledo engano. Tem cartório sim que tira a cópia, mas isso não faz parte do serviço de autenticar. Autenticar é apenas "reconhecer como autêntico", e não "tirar uma cópia e reconhecer como autêntica". Portanto, antes de entrar num cartório para isso, tire a cópia antes.

Para autenticar uma cópia, esta precisa estar legível, em perfeitas condições. Não podem ser autenticadas cópias muito claras nem muito escuras, com partes ocultas ou xerox de apenas uma parte do documento. O que não falta neste mundico de Deus é gente que tira cópia só um pedaço do documento e cisma que o cartório tem que autenticar só aquele pedaço. Isso é errado. Basta, novamente, pensar que autenticar significa dizer que uma cópia é reprodução fiel de um documento. Como é que a xerox de apenas uma parte do documento pode ser uma reprodução fiel? Talvez na China. Ou na casa do Edward Mãos de Tesoura.

Outra coisa: frente e verso. Lembrem-se disso. Frente e verso. Mesmo que o verso tenha apenas uma propaganda, ou apenas um carimbo insignificante: frente e verso. Cópia fiel do original, lembram? Só não precisa se o verso estiver em branco.

Por fim, algo que pode parecer ridículo, mas a pá de gente que chega no cartório querendo isso é desconcertante: na hora de autenticar, levem o maldito original ao cartório! Como é que o funcionário vai dizer que uma xerox é cópia fiel de um original se ele não pode compará-la com o original? Não adianta chorar, dizendo que perdeu o documento, que ele está em outra cidade, que esqueceu em casa ou que está preso na polícia: se não mostrar o original, nada feito.

Por fim, quanto ao preço, ele é cobrado por documento. Se alguém tirar duzentas cópias em uma folha de cartolina, serão cobradas duzentas autenticações.

Nenhum comentário: