Budapeste - Chico Buarque - Final

Bem, se não quiser ter a surpresa estragada, não leia este texto. Ao invés disso vá ler o livro, que é bom demais, e aí sim leia isto aqui. Quem já sabe o que acontece, por favor, compartilhe suas opiniões comigo, pois ainda estou tentando entender tudo.

Fico imaginando como a coisa realmente se desenrola. Seria Chico Buarque o tal Sr. Reticências que José Costa tanto cita na sua última estada em Budapeste? O desfecho dá a entender que alguém escreveu o Budapeste e o atribuiu a Zsoze Kósta, mas quem? O Chico, talvez?

As camadas do livro parecem recursivas. O José Costa, ao escrever o livro de Kaspar Krabbe, termina-o com a frase da "água suja", a mesma com que Chico fecha o livro, mas não foi Zsoze Kósta que o escreveu? Não, foi seu ghost-writer, o Chico. Mas como ele saberia dos últimos momentos do livro? É algo muito O Mundo de Sofia mesmo, porque você se confunde com a história, parecendo que você próprio é parte dela.

Outra coisa: se a história de José é fictícia, pelo menos até o ponto em que ele volta para Budapeste, o que ele estava fazendo no Brasil? Ainda mais sem dinheiro? Tudo indica que ele era realmente brasileiro, pois nas páginas finais vê-se que Kriska ensinou húngaro a José. Então, qual seria a verdadeira história dele? Será que nem Vanda nem Álvaro existiam?

Isso talvez explique a aparição dos Tercetos Secretos de Kocsis Ferenc (e a própria aparição dele) no início do livro, quando José e Vanda vão ao encontro onde Kocsis declama sua poesia, que seria escrita anos mais tarde por José, para ser então atribuída ao Kocsis. Ao que tudo leva a pensar, José realmente escreveu os Tercetos no seu anonimato, já na Hungria, dando os seus créditos ao escritor Húngaro.

Ainda vou passar um bom tempo tentando entender onde é que a vida real de José começa a aparecer no livro. Entende-se que o trabalho com Álvaro é ficção, o casamento com Vanda também, mas o encontro com Kriska na biblioteca pode ter sido real, e isso é bem no começo. No livro existe uma linha muito tênue entre a verdadeira história de José Costa e a ficção criada por seu ghost-writer, seja ele o Sr. Reticências ou Chico Buarque. E esta tênue linha Chico soube esconder muito bem.

Vai ver nem o Chico sabe onde ela está. Vai ver o Chico mandou um ghost-writer escrever Budapeste pra ele. Vai ver o ghost-writer se chame José Costa e viva em Budapeste. Ou então foi o Álvaro que armou tudo pra gente não descobrir que sua empresa realmente existe.

Vai ver eu pedi pra alguém escrever este texto pra mim.

Nenhum comentário: