Série Operação Cavalo de Tróia - Final

Claro que tudo isso que falei é um resumo bem impróprio de tudo o que se passa em todos aqueles quilos de páginas. Só mesmo lendo para entender o que na verdade é a Operação Cavalo de Tróia.

Apesar de contradizer muita coisa que está na Bíblia, Benítez acrescenta muito mais. Digamos que, de todos os acontecimentos narrados, apenas 5% estejam de acordo com a Bíblia; uns 35% são contradições e todo o resto são fatos novos inexistentes na Bíblia, como, por exemplo, a infância e adolescência de Jesus.

Todos estes acréscimos têm sua base no que diz o evangelho de João, em seu último versículo: "Jesus fez ainda muitas outras coisas: se as escrevessem uma a uma, o mundo inteiro não poderia, penso eu, conter os livros que se escreveriam". Este versículo, aliás, é a primeira coisa que se lê no primeiro volume da série.

Só pra repetir algo que eu já tinha dito quando li o primeiro livro: os livros são interessantíssimos, pois nos mostram um Jesus humano, sábio e amável. Mesmo sabendo que o livro é ficção, dá pra sentir que muita coisa dita sobre Ele pode, sim, ser verdade, e ajuda a formar melhor a sua imagem em nossas mentes.

Como já falei antes, o sétimo volume acabou de ser lançado na Espanha. Imagino que este último volume narre todo o período de pregação de Jesus e o retorno de Jasão e Eliseu ao presente. Talvez até mesmo venha por aí um oitavo volume, chuto eu, para mostrar o desenrolar das coisas depois do retorno, fechando, imagine só, com Jasão entrando em contato com o Benítez, o que fecharia um ciclo nos livros. Seria a maior sacanagem do século: todos os livros da série te fazem querer ler o próximo, e o último remete ao primeiro. Seria uma história cíclica.

De qualquer maneira, se no sétimo volume os aventureiros não voltarem ao presente, podem ter certeza de que o oitavo vai sair alguns anos depois. Benítez é, com certeza, um grande contador de histórias.

Nenhum comentário: