4 Artigos

Seguem abaixo quatro artigos extremamente interessantes que li por aí nos últimos dias. Compartilho com minhas leitoras porque acho que todos valem a lida:

Série sobre racismo, do Alex Castro.

Cada vez que leio um de seus textos sobre racismo, passo a ver mais o quanto sou racista quando acho que não sou. Com certeza o Alex me ajuda a tentar ser uma pessoa melhor. Se você se acha racista, pode até se sentir ofendida se não gosta de opiniões diferentes da sua. Se você não se acha racista, eles vão abrir os seus olhos para a verdade.

"Não é preciso muitos dados e gráficos. Se você chega numa cadeia ou no fórum, e todos os juízes e advogados são brancos, e todos os réus são negros; se você chega num hospital, e todos os médicos são brancos, mas todos os faxineiros são negros; se você chega numa empresa e toda a diretoria é branca, mas a moça do café e o rapaz da xerox e o ascensorista são negros; então esse é um país racista."

***


Queridos Jovens, de Lola Aronovich

Um belo esporro da Lola nos jovens que depois da eleição de Dilma caíram de pau pessoal do nordeste, acusando-os de burros, de não saber votar e sentenciando-os à morte.

"(...) o que mais me chocou dos tweets de vocês foi mesmo vocês não desconfiarem que são preconceituosos. Vocês não veem nada de mais em querer que uma bomba acabe com todos os estados daqui, em dizer que nordestino é tudo vagabundo, em torcer pra que uma enchente, ou uma seca, nos mande pro inferno. Vocês se divertiram à beça culpando os nordestinos por elegerem o PT, um partido que vocês detestam. Mas já ficou provado que Dilma venceria mesmo sem o voto do Nordeste."

***


A liberdade de expressão e o preconceito contra os nordestinos, do The Pompeia Times.

Ainda sobre o tema de preconceito contra os nordestinos. Não conheço o blog, mas o texto garante a visita.

"É preciso derrotar essas ideias racistas na sociedade e punir todas as suas manifestações, dando exemplo de que nós não toleramos essas abominações. Mas nós sabemos que as leis têm poder limitado _e, mesmo derrotadas, essas ideias permanecem, como vírus, adormecidas, congeladas, em algum lugar. É um trabalho constante, permanente, chato, de formiga. Mas que deve ser feito, e tem de ser feito por cada uma das pessoas que acredita que a civilização é um negócio legal."

***


The Keyboard Cult, de Jeff Atwood

O sempre esperto Jeff nos chama atenção para a importância da qualidade de um periférico de pouco glamour: o teclado do computador.

"Mechanical keyboards were already becoming rare even before the internet, so I'd wager many people now reading this can't possibly know the difference between a typical cheap membrane keyboard and a fancy mechanical model because they've never had the opportunity to try one!"

Nenhum comentário: