Você acredita em cobras falantes?

Estava eu lendo a Bíblia e, bem lá no início, vi a passagem sobre quando a serpente convence Eva a comer o fruto proibido, que em seguida o oferece a Adão. Depois do ocorrido, Deus dá um belo sermão nos três e pune a serpente com a pena de rastejar para sempre.

Admito que nunca participei de discussões sobre o assunto nem tenho muito conhecimento de causa, mas, pelo que eu me lembre, as pessoas nunca comentam o fato surpreendente e fantástico de que a serpente falava.

Conforme já falei antes por aqui, eu acredito que certas passagens da Bíblia sejam apenas alegorias para passar uma mensagem ou ensinamento importante, e fico imaginando se as pessoas que creem na literalidade da Bíblia nunca tenham se questionado sobre o assunto.

Vejam só, Deus cria o paraíso, coloca Adão e Eva para viver nele, os proíbe de comer o fruto proibido, a serpente os convence a comer e sua única punição é ter que se arrastar. Será que perder a capacidade de falar - e subentenda-se aí a capacidade de raciocinar - não era importante o suficiente para ser mencionada nas escrituras? (Um parêntese: se a punição foi ter que se arrastar, presume-se que a serpente tinha pernas! Isso não é citado na Bíblia, mas a gente presume que sim porque, oras, Deus não iria puni-la com algo que já fazia normalmente, né?)

Ou será que, na verdade, eram Adão e Eva que tinham a capacidade de falar com as serpentes, e esta capacidade também lhes foi tirada quando Deus descobriu que eles tinham infringido sua regra? Novamente, será que perder a capacidade de falar com as serpentes não era importante o suficiente para ser mencionada nas escrituras?

Se for isso, então quer dizer que Adão e Eva tinham, desde o princípio da criação, a capacidade de falar com as serpentes? Quiçá com todos os animais? De novo, correndo o risco de repetir-me demais: será que esta capacidade inicial não era importante o suficiente para ser mencionada nas escrituras?

Ou toda a passagem é uma grande parábola, cuja moral é mostrar que o ser humano é falho por natureza e que não sabe seguir regras? E que, de tabela, aqueles que descumprem as regras devem cumprir pena?

Há pessoas que pensam que sua fé é falha se você não acreditar que a história realmente aconteceu como está escrito, mesmo que você tenha entendido perfeitamente a sua moral. Eu não vejo assim, e sigo questionando tudo, sempre, sem achar que minha fé seja falha por causa disso.

Um comentário:

Thiago, o Verde disse...

vamos combinar? é foda se manter religioso quando a gente começa a questionar algumas coisas...

abraços patrão!