Um discurso de Elton John

Nesta sexta, 06/12, Elton John se apresentou em Moscou, na Rússia. Era uma visita que estava correndo risco de não acontecer por conta da legislação homofóbica que há por lá. Ao contrário de vários outros artistas que têm boicotado o país, ele afirmou há uns meses que não deixaria de ir, em atenção ao público russo que pedia por sua presença. Num intervalo entre as músicas, ele falou sobre o assunto. Por coisas assim que admiro não só o músico, mas também o grande ser humano que ele é. Traduzo aqui seu breve discurso.

Tenho algo a dizer.

Sempre gostei muito de vir aqui, a este país, desde a primeira vez em que toquei aqui, em 1979. Amo a Rússia, amo sua arte e sua cultura. Mas mais que tudo, amo vocês, as pessoas. Vocês me acolheram há muitos anos, e sempre me receberam com carinho e de braços abertos todas as vezes em que vim aqui. Sempre me acolheram e nunca me julgaram.

Me entristece e me choca a legislação atual que há aqui na Rússia contra a comunidade LGBT. Na minha opinião, ela é desumana e separatista. Por conta desta legislação, algumas pessoas exigiram que eu não viesse à Rússia.

Mas muitos outros pediram para que eu viesse. E foi a eles que dei ouvidos. Eu amo este país. Quero mostrar para estas pessoas e para o mundo que eu me importo, e que não acredito em separar as pessoas.

A música é uma coisa poderosa. Ela une as pessoas, independente de sua idade, sua raça, sua sexualidade ou sua religião. Ela não discrimina. Olhem em volta. Vocês veem homens e mulheres, jovens e velhos, homos e heteros. Milhares de russos felizes, curtindo a música. Estamos todos juntos aqui em harmonia.

E harmonia é a base de uma família feliz e de uma sociedade forte. O espírito que compartilhamos hoje é o que constrói um futuro de igualdade, de amor e de compaixão, para meus filhos e para os seus filhos. Por favor, não deixem isso para trás ao saírem daqui. Cada um de vocês, por favor, mantenham este espírito vivo em suas vidas e em seus corações.

Desejo a vocês muito amor, paz, saúde e felicidade.

E dedico este show à memória de Vladislav Tornovoi*.

*Vladislav Tornovoi é um jovem russo que, em maio deste ano, foi morto brutalmente por dois amigos depois de admitir para eles que era gay.

Nenhum comentário: