De Planejar pro Ano Novo

Essa coisa de planejar o que quer fazer num ano, para só no seu final alcançar os objetivos, é uma furada. Não quero viver uma vida em que eu alcance objetivos só no fim do ano.

Afinal de contas, a separação exata de quando os anos começam e terminam é só uma decisão burocrática e arbitrária que serve pra falarmos a mesma língua.

Quando o assunto é minha vida, quero começar projetos e terminar projetos.

Aprendi a abandonar a ideia falsa de que março e abril não são meses de formatura e que novembro e dezembro não são meses de começar grandes planos.

Não quero mais ficar nessa de achar que chegar em outubro e pensar oh, o ano já está acabando, deixa eu começar esse projeto em janeiro. Isso é uma armadilha que desperdiça vida.

Todo dia é dia de começar.

Um comentário:

Douglas disse...

Certamente, Mário! Estranhamente, é o rito seguido pela maioria. Quando se tem via para começar um projeto em outubro, eles citam exatamente isso: "—Mas já é fim de ano", dirá dezembro!

Janeiro não é o momento de começar, nem dezembro o de aguardar passar! Até porque, como você observou, existem vários calendários. Esse mesmo que nós usamos por convenção, foi alterado para acertar dívidas e prazos de Julho César. No original, SETembro era mês 7, OUTubro era 8, NOVEmbro era 9 e DEZembro era 10! O último mês do ano era fevereiro, que eram os dias que sobraram (28 ou 29), diferente dos outros meses, que na época era usado para organizar as coisas e começar o ano enfim, em Março.

Contudo, acho essencial definir uma unidade de tempo, para alcançar os objetivos; afinal, a diferença entre "sonho" e "meta" é sutil: a segunda tem uma data definida.