Projeto Limite

Ainda no primeiro ano do meu curso de cinema na UFF, durante as aulas do professor Tunico Amâncio tive contato com um cd-rom chamado Estudos Sobre Limite.

Limite é um filme que foi escrito e dirigido por um xará meu, o Mário Peixoto, no início da década de 1930.  Experimental, "filme-cabeça", foi um fiasco comercial e então esquecido.  Anos mais tarde, foi redescoberto, tornou-se cult e hoje é considerado pelos críticos um dos filmes mais importantes da cinematografia brasileira.

Já na década de 1990, o departamento de cinema da UFF, através do seu Laboratório de Investigação Audiovisual, realizou um projeto de análise do filme, que culminou na produção do cd-rom. O projeto foi capitaneado pelo professor Tunico e contou com o apoio do Arquivo Mário Peixoto.  O cd traz textos críticos, fotos, biografias das pessoas envolvidas, e uma minuciosa análise plano a plano do filme inteiro. Como cereja do bolo, é trilíngue:  pode ser navegado em português, inglês e francês.

Infelizmente, por conta da obsolescência tecnológica, o programa que está no cd-rom não roda nos sistemas mais modernos.  Aquele meu primeiro contato com o projeto, que comentei lá no início, foi numa tentativa de ajudar o professor Tunico a resgatar o conteúdo do cd e apresentá-lo a nossa turma.  Foi aí que descobri que ele só pode ser executado em computadores que estejam no máximo com o Windows XP.  Consegui fazê-lo rodar em máquinas mais novas apenas através de uma gambiarra das boas, usando um emulador e instalando um Windows 95 nele.

Até que agora em 2021 vou poder levar a ajuda um passo adiante.  Com o apoio do professor Fabián Núñes, consegui uma bolsa em um projeto de extensão, e vamos realizar um trabalho de arqueologia digital, recuperando todo o conteúdo do cd para transformá-lo em um site que vai reproduzir a estrutura do cd.  Dessa forma, vamos disponibilizar de forma ampla e irrestrita um conteúdo que até agora estava perdido e esquecido.

O site já existe, mas por enquanto só conta um pouco da história do projeto original.  A previsão de lançamento é novembro de 2021.

Nenhum comentário: