Um Pouco do Melhor de 2004

Como já está virando meio que tradição, todo final de ano eu gravo um cd com as músicas que marcaram o período que terminou. Infelizmente, 2004 não foi um ano muito produtivo, por ter sido extremamente corrido. Não pude ouvir tanta música como costumava ouvir até o ano passado, e por isso mesmo a lista não está tão grande assim. De qualquer maneira, vamos ver aqui quais foram as músicas que mereceram destaque e vão para o novo cd.

O primeiro grande sucesso - e talvez o maior - foi Je Lui Dirai, da Celine Dion, do cd 1 Fille & 4 Types, em francês, do qual já falei aqui. Esta tocou direto por mais de dois meses. Ela tem um ar de final feliz, apesar da letra não ter nada a ver com o que a melodia transmite.

Em seguida, quem tentou em vão tomar o posto, mas ainda assim chamou a atenção foi Utopia da Alanis Morissette. Com uma letra realmente utópica, tem um ritmo muito legal, com a Alanis cantando rápido, meio que embolando uma palavra com a outra mas sem embolar. Só ouvindo para entender. Muito boa.

Em seguida, uma regravação da Adriana Calcanhoto de uma música de Claudinho e Buchecha. Não sou muito chegado a regravações, principalmente de músicas que sejam novas, mas Fico Assim Sem Você deu de dez na original. Começando com voz e violão e ganhando uma batida deliciosa no final, tocou bastante por aqui.

Direto do fundo do baú vem Mr. Jones, dos Counting Crows. Mais um daqueles grupos que fazem sucesso com uma música só. Ninguém lembra o nome do grupo mas todo mundo conhece a música. É uma das poucas músicas que me fazem querer cantar num videokê.

Como não poderia faltar, Elton John marca presença com The Heart of Every Girl, saída da trilha sonora do filme O Sorriso de Monalisa. Com o maior jeitão de música dos anos cinqüenta ou sessenta, marcou presença e tocou direto durante mais de um mês.

O título de "coisa fofa" do ano vai para Madrigal, do Lazza (ou seria Lazza, do Madrigal). Nunca entendi qual era o nome da música e qual o nome do artista, mas o tema de abertura da novela Cabocla conquistou meus ouvidos desde a primeira escutada. Eu poderia estar longe que parava o que estava fazendo só para ver a abertura da novela.

Outra que ganha destaque, e esta é daquelas que eu não enjôo por nada, é On My Way, do Phil Collins, tema do desenho animado Irmão Urso, do qual também já falei por aqui. Que música! Que letra! Definitivamente, uma das melhores do ano.

Assim como na coletânea de 2002, a trilha sonora de Shrek marca presença, desta vez na voz de Rufus Wainwright, na maravilhosa Hallelujah. Uma porrada no ouvido em voz e piano.

No que poderíamos chamar de segundo escalão do cd estão as músicas que, apesar de muito boas, não receberam a devida atenção. Lá estão Adrienne, fazendo o The Calling entrar pela segunda fez numa coletânea anual; Você Passa Eu Acho Graça, com uma letra maneiríssima na voz de Clara Nunes; Paula e Bebeto, outra música com ar de final feliz, saindo direto do acústico da Gal Costa; Luna, de Alessandro Safina; Foo Foo, uma festa musical de Santana; e Poema, música genial de Cazuza e Frejat, aqui na voz maravilhosa de Ney Matogrosso.

Bem, é isso. Ficam aí as dicas para quem quiser copiar as músicas que não conhece para ver se também acham boas. Que venham os próximos doze meses e os novos sucessos.

Nenhum comentário: