Copiando e Colando

É por causa dessas coisas assim que eu adoro o Confiteor da Teruska:

há uma coisa que sempre me incomodou: o verso do Soneto da Fidelidade que mais ou menos todo mundo usa para dizer que a paixão é efêmera. Já ouvi muita gente repetindo "que seja eterno enquanto dure". Ouvindo pela primeira vez, pensei cá com a minha velha arrogância: "esse negócio tá errado... Vinícius não diria uma coisa tão idiota...tem trem aí." E, é claro, tinha. Os versos são:

"...eu possa me dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure."

Infinito não tem relação com tempo. Tem relação com espaço. Eterno só tem relação como o tempo. Vinícius não quis o amor imortal, mas infinito. Enooorme! Grandioso. Imenso. Sem medidas. Sem limites. Mas mortal, mortal, mortal. Se assim não fosse como poderia amar infinitamente a tantas mulheres numa vida só?


Ai, ai...

Nenhum comentário: