Orar e Rezar

O texto sobre a oração do Pai Nosso já rendeu poucas e boas. Teve gente que concordou com muita coisa e gostou. Teve gente que me chamou de indeciso. Outros falaram que eu não saía de cima do muro. E também que minhas opiniões são heréticas. Uma então gesticulou que queria me dar um soco nas fuças, como quem diz "seu imbecil, deixe de falar merda". E teve uns que, para meu alívio, entenderam o espírito da coisa e deram até risada.

Nas muitas conversas sobre o texto, passei por gente preocupada em entender meu ponto de vista e gente que não quis enxergar além de suas próprias crenças. Uma das conversas gerou este papo aqui agora, querida leitora.

Conversando com a Isabela, reexplicando o que eu quis dizer com o texto, chegamos a um desacordo que nada tinha a ver com o Pai Nosso: orar é o mesmo que rezar?

Discussão vai, argumentos vêm, chegamos ao acordo de procurar o significado no dicionário. Foi o que fiz no final de semana e encontrei o seguinte, entre outros significados não importantes para o momento:

Orar: dirigir oração a Deus ou aos santos; rezar; suplicar em oração; pedir, suplicar, rogar.

Rezar: proferir, dizer orações ou súplicas religiosas; fazer oração a Deus ou aos santos; orar.

Trocando em miúdos, orar e rezar são sinônimos. Sei que nos últimos tempos há muita gente fazendo força para dar conotações diferentes a estas palavras, talvez com a intenção de marcar território, definir identidade, separar o "nós" do "eles", sejam lá quem forem o "eles" ou o "nós".

Mas, para ninguém dizer que sou cabeça dura, sei sim que dá pra achar uma diferença entre elas se a gente for procurar em suas origens gregas, latinas, hebraicas ou até tupi-guaranienses. Rezar tende mais para uma prece repetida, e orar tende para uma prece espontânea. Algo assim.

Mas discutir sobre isso é pura bobagem. Mais bobagem ainda é escrever um texto sobre o assunto. Pior que isso é escrever o texto e sair mostrando pra todo mundo, inclusive publicando na internet.

O mais importante é o objetivo de ambas as palavras: falar com Deus com fé. No fim, é isso que importa. Duvido que Ele esteja preocupado com que nomes damos aos bois.

Nenhum comentário: