Pérolas dos Meus Amiguinhos de Classe na Estácio de Niterói

Quando no primeiro dia de aula Roni me falou que o pessoal de Niterói não sabia muita coisa, eu fiquei pasmo, mas hoje tive a comprovação. Calma que eu conto.

Estava eu em Niterói, na sala de Tópicos Especiais II, lendo um livro de empreendedorismo para a aula de Bené, esperando o professor chegar (o corno que, a propósito, NÃO chegou), quando entra o meu coleguinha. E ele puxa assunto. Conversa vai, conversa vem, o assunto descambou para projeto final. Ele dizendo que estava começando mas estava com dúvidas de como fazer. Quando eu falei em C++ ele ficou assustado.

- Puts, isso aí é difícil.

Daí ele comentou que viu o projeto de um cara e mandou a primeira pérola.

- Pô, meu, o projeto do cara ficou show! Ele fez UML em Java!

[grilos]

- Ah, tá.

Tentei continuar com o livro mas ele persistia. Falou muito mal-faladamente de como seria o projeto dele e pediu sugestões.

[ironia]
Coitadinho, estava cheio de dúvidas.
[/ironia]

Quando falei que ele poderia fazer uma intranet, ele perguntou com aquele ar de "puts, o cara aí manda bem, deixa eu tirar minhas dúvidas":

- Ah, me explica isso de intranet... isso é um sistema separado que você faz ou é um negócio que você usa direto no internet explorer?

Aí eu comecei me controlar mais para não perder a paciência. Um cara que está quase formando em Sistemas de Informação e fala "negócio" e "internet explorer" ao invés de "sistema" e "navegador" não merece muito respeito. E o pior é que ele é da Estácio, ou seja, é gente assim que leva o valor do meu diploma lá pro buraco. (Mas, empregadores, não se enganem! Eu estudei no campus que obteve a terceira melhor nota do estado no Enade de 2005, tá?).

Mas bem, voltando a falar do meu coleguinha de classe, eu caridosamente expliquei que intranet é um site, só que protegido, e tals... e que, portanto, você usa no navegador. Ele fez cara de quem não sabe o que é um navegador.

Quando ele perguntou que linguagens poderia usar, eu falei que ele poderia partir para as mais comuns, como PHP, Java e Asp, ou tentar algo mais novo, como Ajax. Como eu já deveria esperar, ele nunca tinha ouvido falar em Ajax, e, logo em seguida, mandou A Grande Pérola (assim mesmo, com maiúsculas):

- Se eu usar ASP vai ser bom porque vou poder usar SQL.

[grilos]

Dei graças a Deus quando um conhecido dele entrou na sala. Caí de cara no livro.

Nenhum comentário: