Machistas na Programação

Há um bom tempo eu vi uma notícia em um site, fui atrás de links e encontrei um belo exemplo de como machistas são idiotas e como ficam ridículos defendendo a sua superioridade sobre as mulheres.

Até eu entender a história toda e descobrir onde tinha começado tudo, tive que pesquisar um bocado, e vou poupar vocês destes detalhes, partindo direto para a história do jeito que aconteceu.

Tudo começou no site do The Wall Street Journal, que publicou uma matéria chamada Homens Escrevem Código Marciano, Mulheres Escrevem Código Venusiano, Mais Amigável, fruto de uma entrevista com Emma McGrattan, alta executiva de uma empresa de software. De acordo com Emma, mulheres costumam criar códigos mais claros e bem comentados, enquanto homens tentam se mostrar para os outros, criando códigos complicados de se entender à primeira vista.

Se você ler a reportagem vai ver que em nenhum momento ela diz que códigos feitos por homens são ruins, nem que todos os homens fazem códigos ruins. Ela apenas mostrou que um fato normal do dia-a-dia acontece também na programação: mulheres são mais organizadas que os homens. Ou são elas que deixam a tampa do vaso levantada e largam a toalha molhada em cima da cama?

Lá mesmo, no site do The Wall Street Journal, na área de comentários da reportagem, começam a aparecer os primeiros comentários machistas, como o do sujeito que questionou a capacidade das mulheres até na culinária: "Por que os melhores chefs são homens? Por que as mulheres não são as melhores nem naquilo em que se espera que elas sejam boas?".

Já o inglês The Inquirer publicou uma matéria citando a primeira, e lá os comentários também foram, em sua maioria, machistas, como "mulheres imitam os homens menos espertos" ou a pérola de um loop infinito escrito em BASIC mandando a mulher ir pra cozinha.

Eu descobri esta história no site Geek, que citou e traduziu parte da matéria. E foi nele que li o melhor (ou pior) comentário de todos. Primeiro o cara chamou a matéria de feminista e maldita, e depois deu um link para um fórum, onde, enfim, botou pra fora tudo que havia em sua mente diminuta sobre o assunto.

Entre uma dezena de pérolas, que vocês têm que ler, para poder rir um bocado, ele diz que as mulheres não conseguem aparecer "sem forçar a barra e desmerecer o sexo masculino", que "quando o site é administrado por mulheres, vira farra" e, pérola das pérolas, que se sente "ofendido e atacado" na sua masculinidade.

Para ser sincero, eu nunca li nem trabalhei com códigos escritos por mulheres para saber se elas costumam ser melhores na área, mas acredito sim que, no geral, há chance de que elas criem código mais bem feito. Afinal de contas, mulheres são mais organizadas e cuidadosas. Repito a pergunta: por acaso são elas que largam o sapato no meio da sala? São elas que nunca sabem onde estão as velas quando a luz acaba? Assim como são boas na hora de organizar uma casa, com certeza devem ser boas na hora de organizar um código.

Mas o grande lance da história toda não é este, claro. O grande lance é a incapacidade do pessoal, principalmente dos homens, de entender a idéia de um texto. Em nenhuma das três matérias houve uma única frase dizendo que homens não sabem programar, mas vários que fizeram comentários agressivos acusavam os sites de diminuir a capacidade masculina.

E você, querida leitora? O que pensa do assunto?

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho é que você está querendo arrumar uma namorada programadora, elogiando tanto assim... :D!

Mário Marinato disse...

Quê isso... eu sou um homem casado!