Minha Biblioteca Técnica - Parte II

Segue aí a segunda parte da lista de livros que tenho na minha biblioteca técnica. A primeira parte pode ser lida aqui.







***



Padrões de Acesso a Dados: Na esteira da temática dos padrões, este livro, como o nome já denuncia, cataloga uma série de soluções comuns para lidar com o acesso a dados, indo desde a criação de um ponto único para geração de instruções SQL até estratégias de cache de dados. É uma excelente fonte de informação, evitando que os programas se tornem uma intrincada macarronada onde tarefas de negócio e de persistência se misturam indiscriminadamente. Não tem edição em português.


Programação Extrema Explicada: Na minha faculdade eu quase cheguei a estudar sobre a metodologia XP, mas infelizmente, por troca de professor, acabamos estudando ASP. Por isso, comprei o livro para entender melhor como funciona esta metodologia de desenvolvimento. Apesar de bem interessante, ele não me foi muito útil naquela época porque eu não trabalhava numa equipe, daí muitos conselhos eu não pude aproveitar. Hoje, como faço parte de uma equipe, tenho certeza de que uma relida nele renderá bons frutos.


Redes de Computadores: Na época em que eu estava fazendo várias provas para concursos, vi que precisava entender bem mais sobre redes e este me foi apontado como o livro essencial sobre o tema. E é realmente excelente, cobrindo do hardware mais básico ao software mais avançado. Eu escrevia os artigos para o Vovó Viu a Rede com base no que aprendia com este livro. Infelizmente, com minha troca de emprego, cidade e estado civil, tive que interromper a sua leitura, mas com certeza irei retomá-la em breve.



Design com Multi-Paradigmas em C++: Por enquanto, é o único livro da minha biblioteca voltado para uma linguagem específica. Nele, o autor defende a tese de que programar em C++ utilizando apenas o paradigma de orientação a objetos é desperdiçar todo o poder de fogo da linguagem, algo como comprar um computador só para ouvir música. Ele sugere utilizar, ao mesmo tempo, em um mesmo sistema, vários recursos que vão além da orientação a objetos, como os templates e funções sobrecarregadas, apresentando técnicas de modelagem que indicam a melhor técnica de desenvolvimento e implementação dessas soluções. Já o li uma vez e achei bem difícil de entender, tanto por sua linguagem acadêmica demais, tanto por usar recursos de C++ que eu não faço a mínima idéia do que sejam. Não tem edição em português.


The Timeles Way of Building: não tem nada a ver com informática e fala apenas de arquitetura, mas é o livro que inspirou os autores de Padrões de Projeto. Ele mostra como existem soluções recorrentes para problemas recorrentes na construção de qualquer tipo de prédio, e demonstra como reconhecê-los e aplicá-los durante o projeto deles. Familiar, não? É um excelente texto que me fez ver os sistemas com outros olhos. Não tem edição em português.


Introdução ao Rational Unified Process: Este livro tinha tudo para ser um dos meus favoritos, mas a edição que comprei é tão ruim que eu mal consegui chegar à página 20. Mal-acabado e recheado de erros crassos de tradução, afasta os leitores que querem saber mais sobre o processo unificado da Rational. Ainda vou comprar uma edição decente para poder ler e aprender mais sobre esta metodologia de desenvolvimento.

***


Veja outros artigos que já escrevi sobre análise de sistemas e afins

2 comentários:

Sony Santos disse...

Olá!

Interessante a descrição dos livros, de forma que fiquei curioso pela primeira parte.

Você disse "A primeira parte pode ser lida aqui", mas aqui onde?...

Mário Marinato disse...

Opa, valeu a dica. Já está corrigido.