Falando às Leitoras

Não é preciso ler muitos dos meus textos para perceber que trato as pessoas que me leem no feminino. Volta e meia eu despacho um "minhas leitoras" no meio de uma ou outra crônica. E com a mesma frequência eu sou questionado em relação a isso.

Já teve até mesmo um machista panacas que disse ter a sua masculinidade ofendida por causa disso. Este sujeito, quando comentei que escrever "meus leitores" iria ofender a feminilidade de algumas mulheres, deu a sexista explicação de que as mulheres estavam acostumadas e não se incomodariam com isso.

Para saciar a curiosidade dos leitores (aqui eu falo no masculino porque a maioria dos que perguntam são homens) eu explico porque escrevo assim.

Antes de mais nada, sim, eu sei que o português generaliza as coisas no masculino, mesmo que só haja um homem em meio a várias mulheres.

- Bianca, Diana, Flávia, Hilda, Joana, Laura e Zezinho são espertos.

Eu generalizo no feminino simplesmente para sair da mesmice. Não é por conta de nenhuma ideologia sexista ou coisa parecida, mas simplesmente para fazer algo diferente.

Entenderam, meninas?

Nenhum comentário: