Da Credibilidade da Bíblia

Um dos motivos para que outros evangélicos olhem para mim com olhar desconfiado é o fato de eu estar aberto à possibilidade de a Bíblia estar errada. Admito que isso é motivo mais que suficiente para que eu seja devidamente excomungado de qualquer igreja, mas, pelamordeDeus, pra mim é absurdo acreditar que a Bíblia está 100% correta.

O primeiro motivo para que pense assim é a teoria de quem conta um conto acrescenta um ponto. O Antigo Testamento é um conjunto de histórias que já eram contadas muito antes de serem colocadas por escrito. Pais contavam para seus filhos as histórias que já eram contadas por dezenas de gerações anteriores. Se alguém acredita que estas histórias permaneceriam exatamente as mesmas depois de 200, 300 anos, sorte (ou azar) dela, mas pra mim sinceramente não dá. Às vezes pode ser apenas um acréscimo de uma ou outra característica a uma personagem, mas logo alguém inventa de dizer hiperbolicamente que alguém viveu 800 anos e pronto, a história está mudada para sempre.

Sabendo disso, nada me tira da cabeça que uma ou outra história bíblica nos está sendo contada de uma maneira completamente diferente de como realmente aconteceu. É claro que não é possível saber quais são as partes que não correspondem à verdade, mas eu não acho que isso tenha importância. Importante mesmo é a mensagem que a história nos passa.

O segundo motivo são as mudanças feitas com segundas intenções. A História está cheia de exemplos de quando a igreja era o poder. E então tem gente que acredita cegamente que nenhum líder religioso, em momento algum, tirou, acrescentou ou modificou algum trecho da Bíblia para poder melhor adequá-la ao seu governo e poder pôr melhor as rédeas no povo! Se hoje isso acontece, quando o povo é mais instruído e tem mais discernimento para saber que está sendo ludibriado (nem sempre, mas vocês entenderam a questão), imagine isso há centenas de anos, quando a maioria das pessoas era analfabeta e o conhecimento estava restrito a uma pequena cúpula que mandava em tudo.

Já teve gente que argumentou comigo que continuava crendo que a Bíblia é 100% verdadeira porque em Apocalipse 22:18-19 está escrito que "se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará as pragas escritas neste livro. E se alguém tirar qualquer coisa das palavras deste livro profético, Deus lhe retirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa". Em primeiro lugar, o autor do Apocalipse, quando fala "livro" com certeza está falando do livro de Apocalipse, não da própria Bíblia (já que a) a Bíblia é uma coleção de livros, não um livro em si; e b) ele não estava escrevendo o Apocalipse esperando que se tornasse parte da Bíblia). Em segundo lugar, quem garante que ninguém tenha desobedecido esta ordem? Loucos existem aos montes. Por fim, quem sabe se isso não foi posto aí insidiosamente?

De qualquer maneira, novamente, nada me tira da cabeça que uma ou outra história bíblica está contada não como aconteceu realmente, mas como alguém gostaria que ela fosse contada.

Por fim, o terceiro motivo é o fato de que muitos dos fatos narrados pela Bíblia não são narrados em nenhum outro lugar. E como é a própria Bíblia que diz, em Deuteronômio 19:15b, que só se pode proceder à instrução do caso mediante as declarações de duas ou três testemunhas, podemos usar a mesma linha de pensamento. Se a Bíblia é o único relato de alguns acontecimentos, que mal há em usar suas próprias regras para pedir uma segunda testemunha?

Eu sei que muitas leitoras já chegarão a este ponto prontas para me condenar à lapidação em praça pública, mas espero que entendam: eu não quero dizer que a Bíblia está errada ou que é mentirosa. Afinal de contas, sou evangélico por opção e profissão de fé, não por ter sido obrigado por alguém que bateu à minha porta num domingo de manhã, e, portanto, acredito que a Bíblia diz a verdade, mesmo que neste ou naquele trecho fique com uma pulga atrás da orelha.

A questão é, simplesmente, que quando ou se alguém provar que uma ou outra história bíblica não aconteceu exatamente como está na Palavra, eu não vou me surpreender e tampouco terei minha fé abalada.

Exatamente por não saber onde a verdade foi distorcida, dou o crédito à Bíblia. Eis o mistério da fé.

9 comentários:

Thiago, o Verde disse...

é por isso q não acredito na bíblia, sério mesmo, levo comigo a crença em deus e me esforço pra praticar a única mensagem que realmente importa em todas as religiões: fazer o bem. e este fazer o bem engloba várias coisas, como por exemplo o respeito, a tolerância. Lógico, falho pra cacete nesta minha tentativa, afinal sou apenas um mortal, mas tento, e assim eu vou levando... se no final, eu for pro paraíso, ok. mas se eu ficar aqui pela terra mesmo, ta bom, costumo conseguir tudo o que preciso por aqui... brincadeiras a parte, bom texto MJ. abrasss

Mário Marinato disse...

Verde, se você não acredita na Bíblia, como pode acreditar na volta de Jesus?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago, o verde disse...

e quem disse que eu acredito???

Mário Marinato disse...

Ué, não foi você mesmo que me disse que espera o dia em que olhará para cima e verá o Pai te chamando para subir com ele, e enquanto você segura no braço Dele veria o corregedor sendo engolido pelo fogo?

F.Kendor disse...

caríssimo Mario, existe um livro chamado Jesus Viveu na ìndia, acredito que você, assim como eu, pensa que se fizermos o bem colheremos o bem e assim por diante... Leia vc pode encontrá-lo me sebos e em sites como o 4shared.
você sabia que existe registo de um israelita que aprendeu e pregou para os budistas? Isso é fato! O seu túmulo é guardado por descendentes de Judeus. Esse Israelita foi considerado o maior Lama que existiu segundo o budismo. leia o livro que eu te envieiu consulte mais sobre isso e uma porta irá se abrir e você irá confirmar que para ser salvo é preciso apenas ficar fora dos males do mundo, fazer o bem respeitar o próximo. abraços do
Fabricio

F.Kendor disse...

hoje não questiono nada, pois a certeza é mais simples. as pessoas deixam de ver como funciona toda a natureza, como funciona as leis universais. É preciso de desprender de dogmas e prestar mais atenção nos ensinamentos reais. leia o livro e consulte sobre o assunto. Você irá se surpreender e ter certeza do que é mais logico e natural.

F.Kendor disse...

Jesus não voltará da forma que acreditas, porque não foi isso que ele pregou, mas sim, o que foi acrescentado na bíblia meu amigo!
Acorde! Abra seu olhos para a realidade. O que ele ensinou foi mais rico do que você pode ler nas páginas de form aliteral, se pesquisar direitinho você irá se convencer de que há algo muito maior que não qurem que saibamos, ou pelo menos lembremos. o que o Thiago, o Verde disse, em parte é verdade. Quanto ao livro que pedi para você ler, quero pedir que leia sem preconceitos,pois você irá ver e identificar o que é verdade e o que é mentira. Abraço!!!

thiago, o verde disse...

Apenas força de expressão....

só pra ilustrar o quão mal eu desejo à corregedoria...


rs

=]