Coisas que Ando Ouvindo

Ultimamente tenho descoberto um bando de artistas e bandas que estão cantando por aí mas que eu nunca tinha ouvido falar ou dado a devida atenção. Tô experimentando de tudo e compartilho com minhas leitoras o que tenho achado:

Ana Cañas. Por recomendação do last.fm, baixei os seus dois discos e gostei. Não é genial mas também não é ruim. É MPB agradável de se ouvir, graças à sua voz bacana. Tomara que ela produza mais coisa.

Renascer Praise. Outra recomendação do last.fm. Baixei e não aguentei passar da quarta música. Achei chato demais.

Vanessa da Mata. Nunca tinha parado para ouvir com atenção nada que ela tinha feito. Baixei seu disco mais recente, Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias e gostei bastante. Quero mais.

O disco Fé na Festa, do Gilberto Gil eu achei chato demais. É forrozinho do início ao fim, legal de se ouvir numa festa ou na Feira dos Paraíbas, lá em São Cristóvão, mas não é coisa que eu ponha pra tocar voluntariamente.

O disco Fool’s Paradise, do banda de rockabilly The Head Cat, que é encabeçada pelo vocalista do Motorhead, Lemmy, também não é muito legal. Acho que não sou muito chegado neste estilo mesmo.

O disco Poeta da Cidade, de Martinho da Vila, é um trabalho mediano. Neste disco ele gravou músicas do Noel Rosa e canta, aparentemente, com suas filhas. Não é aquela coisa de “oh, que disco fantástico”, mas também não é de se jogar fora.

Rita Ribeiro. Tinha ouvido apenas uma música cantada por ela e achava legal, então baixei um de seus discos mais recentes, chamado Tecnomacumba. Ele tem momentos excelentes, como Oração ao Tempo, Deusa dos Orixás e É d’Oxum, mas no geral não é legal. Eu não tenho preconceito com o candomblé, e não esquento com músicas que falem de suas entidades, mas o disco é cheio de pontos que parecem saídos direto de uma celebração religiosa, e isso não me agradou.

Randy Travis. Eu tenho no meu computador um MP3 do Randy Travis há mais de uma década, quando baixei a música por engano achando que era uma outra. A música dele que tenho é muito boa, numa versão acústica, e só agora resolvi conhecer um pouco mais do cara. Baixei uma coletânea e é o bom e velho country americano. Muito bacana. Mas ainda sigo achando que country é quase tudo igual.

***


Logo logo tem mais uma penca de artistas. E vocês, o que tem ouvido?

7 comentários:

Thiago C. Fraga disse...

ultimamente, tenho tomado overdoses de Dream Theater e Joss Stone, meio que inspirado por recentemente ter completado as coleções deles... ainda passo por um Bsd Religion... a gente podia marcar um dia de troca de audições... vc levava um cd, eu levava outro, e daí ouviríamos os cd's de cabo a rabo, sem preconceito e sem exitação, regados à alguma bebida, e um jogo de tabuleiro... rs, algo parecido com o que fizemos com o Octavarium... topa!? abrasss

Mário Marinato disse...

Pô, fechou! Agora em novembro estou de férias e teremos tempo de sobra para isso. Acho que o Bruno Monstro também vai gostar.

Já comecei até a preparar o playlist aqui!!

Thiago C. Fraga disse...

playlist é o carvalho!!! cd fechado!!!

=]

Mário Marinato disse...

Como assim cd fechado? Um artista só e pronto? Eu pensei num playlist do tamanho de um cd misturando artistas!

Thiago C. Fraga disse...

uma parada meio saudosista de ir a casa de um amigo pra ouvir um LP inteiro porque vc não tem como baixar aquelas músicas, e seu amigo nem tem como copiar elas num k7 velho... uma festa do disquinho. é o tipo de coisa que te faz degustar a som de uma melhor maneira

Mário Marinato disse...

Então vamos marcar dois? Um de um disco só e um de playlist? Hein, hein?

Thiago C. Fraga disse...

a idéia é válida. se quiser chamar mais alguém é contigo mesmo... vamos ver isso pra novembro