As Melhores Descobertas Musicais de 2011

Em 2011 eu ouvi muita música. Acho que foi o ano em que mais ouvi música. E muita coisa nova. Tudo graças, não canso de citar, aos blogs Collector's Room e Blog do Maia, além das recomendações do last.fm e de companheiros de trabalho.

Seguem aí embaixo as 10 melhores descobertas musicais que fiz este ano. Todas estas artistas e bandas estão tocando incessantemente por aqui desde que as descobri. Recomendo com força a todas as minhas leitoras que dediquem um pouco do seu tempo para ouvir o som que elas fazem ou fizeram.

Hildegard Von Bingen

Mais antiga compositora clássica que se tem registro. Nasceu em 1098 (sim, no século 11), tornou-se freira e passou a compor musica religiosa, uma música maravilhosa que felizmente sobreviveu até os nossos dias. Funciona como um calmante e me hipnotiza. Ouça O Ecclesia.

Madame Saatan
Banda de heavy metal formada para uma peça de teatro que funcionou tão bem que seguiu em frente e lançou ano passado seu segundo disco. Ouça Até o Fim.

Elf
Uma das primeiras bandas do baixinho Dio, e fazia um rock and roll de resposta. Riffs de guitarra e piano a todo momento. Ouça Carolina County Ball

Ghost
Banda de heavy metal satanista. Como eu não esquento a cabeça com isso, nunca li as letras e sigo curtindo uma banda que faz um som muito bom. Ouça Ritual.

Vanessa da Mata
Nunca tinha dado atenção a ela até ouvir o seu disco mais recente, Bicicletas Bolos e Outras Alegrias, que traz uma das letras mais bem sacadas que vi recentemente: Bolsa de Grife. Gostei muito do jeito e da voz dela. Com certeza quero mais. Ouça Bolsa de Grife.

Ana Popovic
Conforme já falei antes por aqui: uma moça croata tocando blues rock. Pode ser bom? Sim, pode, e é bom demais. A mulher toca e canta muito bem. Suas músicas deixam qualquer blueseiro babando. Ouça Business as Usual.

Bruna Caram
Fruto da nova geração da MPB, Bruna é dona de uma voz linda e já lançou dois discos recheados de música bacana, incluindo uma regravação de Milton Nascimento. Ouça Feriado Pessoal.

Mayra Andrade
Primeira cantora de MPB estrangeira que eu conheço. Mayra é de Cabo Verde e mistura MPB com ritmos nativos de seu país, cantando em português, francês e línguas nativas. Muito bom. Ouça Dimokransa.

Joe Bonamassa
Discípulo de B B King, Joe Bonamassa toca um blues rock de altíssima qualidade. O disco que ele lançou no ano passado, Dust Bowl, é uma maravilha de se ouvir, e o que ele lançou em parceria com Beth Hart é só o melhor de 2011. Ouça The Last Matador of Bayonne.


Rival Sons
Eis aí minha banda preferida da atualidade. O som dos caras é um rock estilo anos 70 que grudou nos meus ouvidos e não quer mais sair. Espero muito que eles venham logo fazer um show no Brasil. Ouça White Noise.

Nenhum comentário: