O Que é MPB?

Recentemente meu sobrinho pegou meu telefone e perguntou se tinha alguma música do Red Hot nele. Eu disse que não, que só tinha MPB nele naquele momento e ele me perguntou o que era MPB. Foi nesse momento que vi que não tinha uma resposta exata para isso. Expliquei era era música brasileira tipo a que Maria Rita e Caetano Veloso fazem, mas achei que não foi a melhor explicação e pus-me a refletir sobre o assunto.

Tem sempre uns gênios que vêm dizer que Calypso, por exemplo, é MPB, porque é música, é popular e é brasileira, mas é claro que estão errados. Calypso não é MPB apesar das pretensas qualificações acima, porque MPB não é sinônimo de música feita no Brasil e que seja popular.

Pensei que uma boa descrição para a MPB é a de música normalmente de andamento mais lento, tocada usando instrumentos acústicos - violão, piano, percussão, e que dá muita ênfase à interpretação vocal.

Parei para conversar com alguns amigos músicos e concordamos que esta minha descrição era boa, e evoluímos um pouco mais no conceito de o que é MPB.

O termo MPB é o nome pelo qual ficou conhecido o gênero musical genuinamente brasileiro que surgiu nos anos 60, filho de nomes como Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil, Elis Regina e Caetano Veloso, entre outros. Este gênero tem as características que listei ali em cima, ganhou força com os festivais organizados pela TV Record e é filho da bossa nova, do jazz e do samba.

Uma outra coisa na qual concordamos é no fato de que este nome, MPB, não é um bom nome para o gênero, principalmente por gerar a confusão sobre o que é e o que não é MPB. Sugeri que fosse brasilianismo, mas como um camarada comentou, fica com ar de movimento, o que a MPB não é.

Outro sugeriu pensarmos em um nome que viesse do tupi guarani ou outra língua indígena brasileira, o que é uma ideia assaz interessante, embora nenhuma palavra boa me venha à cabeça.

Mais tarde me veio à mente empebê, que soa praticamente como o nome original, mas que tem uma escrita que o desvincula da ideia inicial de música popular brasileira. Pra mim, soa bem:

- O que vocês gostam de ouvir?
- Eu gosto de rock.
- Já eu gosto de jazz.
- Eu? Ah, eu gosto empebê!

E vocês, que nome dariam para nossa empebê? Enquanto pensam nisso, ouçam uma das melhores músicas do grande gênio Chico Buarque, Construção, um ícone do estilo:




Nenhum comentário: