Livro: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Há pouco tempo acabei de ler o quarto livro da série Harry Potter. E lá vai o aviso: se você nunca leu e não quer ter as surpresas estragadas, saiba que o livro é muito bom e saia já daqui.

No geral, achei o livro mais fraco que o anterior, que com suas viagens no tempo me agradou demais. Ainda assim é um bom livro, e na parte final fica ótimo. Seus últimos capítulos jogam a história como um todo para um outro patamar. Saem as cenas infantis e engraçadinhas e entram cenas pesadas, com sangue nos olhos e ranger de dentes.

Toda a cena do renascimento de Voldemort é tudo o que eu não esperava ver tão cedo na série. A morte de Cedrico, a ferida cruel em Harry e a auto-mutilação de Rabicho foram uma das coisas mais pesadas que li ultimamente, no nível da cena de estupro coletivo de Ensaio Sobre a Cegueira. E tudo de surpresa, sem aviso.

Achei interessante também o fato de todas as pontas soltas deixadas para trás nos capítulos iniciais, durante a copa mundial de quadribol, foram devidamente amarradas no final, sem soluções mirabolantes.

Tudo isso trabalha para que você não veja a hora de começar a ler o próximo. Muito bom mesmo.

Depois de ler fui ver o filme, que também é bacana. Assim como os outros, deixa muita coisa de fora e muda outras aqui e ali, mas como são duas linguagens diferentes não dá pra cobrar que seja tudo igual. O mais surpreendente nele é como os atores cresceram desde o terceiro.

Nenhum comentário: