Como Gerar Menos Lixo?

Há um tempo, estabeleci pra mim que quero gerar cada vez menos lixo. Aos poucos estou aprendendo maneiras de ser menos poluidor. Aqui estão as coisas que tenho conseguido fazer.

Para trazermos menos sacolinhas plásticas pra casa, encomendamos duas boas bolsas de pano, resistentes, que estão conosco firmes e fortes há anos. Além disso, fomos colecionando outras bolsas de tecido, que sempre carregamos quando vamos fazer compras.

Com a ajuda deste vídeo reduzi o número de toalhas de papel que eu uso. Parece que é bobagem, mas deixar de gastar três ou quatro folhas de papel depois de lavar as mãos é uma baita diferença.

Ao fazer compras de legumes e verduras, eu não os coloco naquelas sacolas plásticas brancas transparentes dos mercados. Afinal de contas, pra que levar essas sacolas se a primeira coisa que eu faço quando chego em casa é jogá-las fora? Ponho tudo solto no carrinho de compras. O pessoal do caixa acha diferente, mas e daí?

Quando compro uma coisa só no mercado, se esta coisa já vem ensacada (como pão de forma) eu não pego a sacolinha. Pra que guardar na sacola o que já está em uma sacola?

Deixei de comprar bebidas engarrafadas para levar em minhas caminhadas. Comprei garrafas térmicas e ponho água ou sucos naturais nelas.

Plantei uma horta, que é adubada com as cascas dos legumes e frutas que consumimos.

Parei de comprar jornal e raramente compro revistas.

Evito usar material descartável. Quando uso, evito descartar.

Meus próximos objetivos são descobrir lugares onde comprar produtos a granel perto de casa e destinar meu lixo para centros de reciclagem.

Alguma leitora tem outras sugestões?

7 comentários:

Douglas disse...

Parabéns meu amigo! Essa sintonia faz bem para o meio ambiente e mais ainda pra quem pratica essas boas ações!

Douglas disse...

Quase ia me esquecendo da sugestão. Aqui em casa usamos bucha vegetal pra lavar louça da cozinha. Ela tira mais sujeira, dura mais e pode ser cortada em tamanhos mais adequados. 😀

Mário Marinato disse...

Doug, você está falando daquela bucha usada no banho? Nunca tinha pensado nisso. Ideia interessante.

Douglas disse...

Sim Mário. Você retira do pé, coloca pra secar e depois corta em quadrados (menor do que se fosse pra tomar banho). Uma inteira rende mais ou menos um ano.

Douglas disse...

Ah, claro... da pra comprar no mercado também. Custa R$3.

Cláudia Ferreira disse...

Faço quase tudo isso.
Ainda coloco legumes e frutas em saquinhos dos supermercados, mas os reutilizo para as lixeiras de banheiros e cozinha. Tentei forrá-las com jornal, mas achei pouco higiênico e produtivo. Um hábito que adquiri foi o de consumir menos produtos embalados, procurando comprar coisas que são pesadas na hora da compra.

Cláudia Ferreira disse...

Faço quase tudo isso.
Ainda coloco legumes e frutas em saquinhos dos supermercados, mas os reutilizo para as lixeiras de banheiros e cozinha. Tentei forrá-las com jornal, mas achei pouco higiênico e produtivo. Um hábito que adquiri foi o de consumir menos produtos embalados, procurando comprar coisas que são pesadas na hora da compra.