Já há alguns anos acompanho o site Papo de Homem. Aprendi muito com seus textos e seus vídeos e vejo isso dando frutos na minha vida. Esta semana tive a honra de ver meu nome figurando entre aqueles que tanto admiro.
Desde meados do ano eu vinha escrevendo um longo artigo sobre como tinha superado alguns problemas e melhorado substancialmente meu mundo interno. Quando dei o artigo por acabado, achei que tinha ficado tão bom que valia a pena tentar fazê-lo chegar ao um número maior de pessoas. Enviei para o PdH.
Para minha surpresa, já no dia seguinte recebi uma resposta deles e em menos de 24 horas já estávamos com o texto editado e pronto para ser publicado. E sua recepção foi ótima. Muita gente deixou comentários agradecendo, dizendo-se inspiradas por ele. Fiquei feliz de ver minha cria ajudando outras pessoas.
Para minha surpresa, algumas pessoas próximas me procuraram com histórias semelhantes. Primeiro se diziam surpresas ao descobrir que eu tinha esses problemas, depois falavam que enfrentavam as mesmas dificuldades, que faziam terapia, que não conseguiam se acalmar. E que o texto as ajudava a ver uma luz no fim do túnel. Eu compartilhar minha história as ajudava a ver que é possível sim melhorar.
Do mesmo jeito que elas se surpreenderam ao saber dos meus problemas, assim fiquei eu quando descobri os delas. Pessoas com quem convivo, bem humoradas, brincalhonas e fanfarronas, cheias de problemas que não conseguem superar e tendo que se tratar por conta disso.
Reforcei uma lição importante daí. É algo que eu já vinha remoendo, e pensando em escrever sobre, e que ficou ainda mais claro: não sabemos conversar e precisamos aprender. Precisamos nos abrir mais. Não apenas no sentido de nos abrir para colocar as coisas pra fora, mas também para acolher. Precisamos ser mais capazes de trazer as pessoas para perto de nós e deixá-las falar, com disposição apenas para escutar. Mais uma faceta do projeto de me tornar uma pessoa melhor.
Fica aqui meu agradecimento público à equipe do Papo de Homem por terem aberto espaço para o meu texto. Ver que ele motiva e inspira outras pessoas a enfrentar seus problemas é muito gratificante. Todo o contato com as pessoas que me procuraram e as lições que tirei disso tudo vão render bons frutos. Valeu mesmo. Vocês são 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário