Não Vejo Luz no Fim do Túnel

A grande maioria das pessoas que conheço tem uma leve tendência a ser pessimista. Parece que já não é nem uma questão de as coisas estarem indo mal. Já virou um estado de espírito.

Seja lá o que estiver acontecendo, todo mundo tem a péssima mania de achar que não está bom. Claro que a gente não pode se acomodar, ficar satisfeito com tudo e parar de buscar coisas melhores, mas também não é pra ficar achando que tudo está mal e ficar naquela de "oh, vida, oh, céus, oh Deus". Isso tampouco leva a lugar nenhum.

Com muitas pessoas, quando as encontro, já não pergunto mais como elas estão, pois eu sei que vou ouvir um "a gente vai levando" ou "correndo atrás, né?" ou, no máximo, "é, tá indo...". Tô correndo de gente que só reclama da vida. Parece até que esse povo se orgulha de mostrar que tem problemas.

- E aí, como tá?
- Ah, tô indo pra Macaé visitar uma tia que tá no hospital quase morrendo.


Sim, nós temos problemas. Sim, às vezes as coisas não saem como a gente quer. Sim, às vezes a gente tem que aturar patrão chato. Mas ficar enchendo o ouvido dos outros com reclamações não leva a lugar nenhum. Se a coisa tá ruim, ao invés de perder tempo reclamando, que usem este tempo para resolver os problemas.

Na falsa tentativa de mostrar que ainda têm alguma esperança, essas mesmas pessoas mandam o velho bordão de que "há luz no fim do túnel". Quanto a mim, não vejo luz nenhuma no fim do túnel. Não porque eu não tenha esperança, mas sim porque simplesmente não estou em um túnel.

Eu caminho pelos campos abertos da minha liberdade, onde o sol sempre brilha, onde há música no ar, onde as rosas exalam o doce perfume da vida. Uma terra onde não há túneis.

Nenhum comentário: