Uma Mulé e Quatro Cabras

Esse é o nome - em português do interior - do novo cd da Celine Dion. Já citei-o duas vezes no Sarcófago antes mesmo de tê-lo em mãos, e hoje, um mês depois de ganhá-lo, vo-lo comentá-lo-ei.

Gravado todo em francês junto com uns cobras da música francesa, 1 Fille & 4 Types traz uma Celine de interpretações bem variadas: às vezes bem ao seu estilo e em outras com sonoridades novas. Além disso, belas letras que merecem atenção.

Em três músicas Celine canta junto com os cabras (Apprends-moi, Des Milliers de Baisers e Valse Adieu). Acho que esses caras são como grandes nomes da música brasileira, tipo Djavan e Maria Bethânia: famosos na origem mas desconhecidos no exterior. Mesmo assim, pelo que tenho lido, eles são feras: compositores, escritores, arranjadores, produtores, diretores... enfim, um timaço do nível da Celine.

O disco abre com a música "de trabalho", Tout l'or des Hommes (Todo o Ouro dos Homens), aquela mesma que entrou para o meu disco "Um Pouco do Melhor de 2003", que já comentei por estas bandas. A segunda música, Apprends-moi (Me Ensine) pisa levemente no freio para abrir caminho para a belíssima Le Vol D'un Ange (O Vôo de um Anjo), uma das melhores músicas do disco.

O disco então dá uma incendiada com Ne Bouge Pas (Não Mexa), um country. Parece estranho mas funciona legal e o refrão empolga. Outra das melhores do disco. Novo puxão no freio e paramos em Tu Nages (Você Nada). Seguindo em frente, tome-lhe deja vu com Je t'aime Encore, versão da música de mesmo nome que está no One Heart, outro cd dela. Esta se enquadra na categoria "música de quem perdeu um grande amor", e é muito linda, embora eu prefira a versão em inglês.

Uma das melhores letras do disco está em Retiens-Moi (Me Segure), uma balada animada com leves riffs de guitarra. A oitava música é, de longe, a minha favorita. Estou cantando Je Lui Dirai (Eu Direi a Ele) praticamente por inteiro de tanto ouvir e acompanhar a letra. Letra aliás, maravilhosa, que parece ser dedicada de mãe para filho. Só lendo para entender. Desde antes de saber o que a letra dizia eu já estava viciado nesta música. Ela tem um ar muito alegre, de final feliz. Experimente!

Em seguida Mon Homme (Meu Homem) é uma declaração de amor daquelas de arrasar quarteirão. Lenta, gostosa, muito show. Bem Celine mesmo. E então vem Rien n'est Vraiment Fini (Nada Nunca Acaba de Verdade), outra canção que é a cara da Celine. Linda de matar. Contre Nature (Fora do Comum) é mais uma que tem uns riffs de guitarra aqui e ali, e é bem animada. Se fosse em inglês faria um sucesso danado.

A última faixa reúne duas músicas separadas por um espaço de um minuto de silêncio. Não acho que estejam fazendo nenhuma homenagem, e sim quiseram esconder uma música. Assim, só ouve a música secreta quem não tirar o cd logo que a primeira acaba. A primeira - Des Milliers de Baisers (Milhares de Beijos) - é um crescendo impressionante, onde todos eles cantam e que chega ao ápice com Celine a plenos pulmões em um de seus agudos inigualáveis. Valse Adieu (Valsa do Adeus) é mais uma brincadeira dos artistas do que uma música para fazer sucesso. Fala de despedidas, amizades, tempo. É pra encerrar o disco.

Sei que tem gente que não gosta da Celine por causa do seu estilo às vezes gritante, mas aconselho este disco a todos - inclusive aos anti-gritos. É música de primeira qualidade. Para os curiosos de plantão, as letras estão aqui. Aliás, elas merecem uma lida mesmo de quem não é curioso. São traduções feitas por moi a partir de traduções em inglês.

O cd está tocando sem parar desde o Natal e com certeza vai tocar por uns bons meses até ser superado.

Nenhum comentário: