Vida Extraterrestre

Acho que poucos assuntos são tão polêmicos e controversos quanto a existência de seres vivos fora do nosso planeta. Milhares dizem que sim, milhares dizem que não, milhares dizem que não sabem, milhares não estão nem aí, e outros tantos dizem que são. Eu sou do time dos que acreditam que sim.

Antes de mais nada, é bom deixar claro que por acreditar, não trato como burros ou ignorantes aqueles que não acreditam, visto que como não há provas da real existência de homenzinhos verdes em marte ninguém pode afirmar categoricamente que eles estão por lá.

Por ser um assunto que não tem provas contra nem a favor, é uma questão de acreditar. Uns vão dizer que existem provas, como por exemplo o caso da Área 51, nos Estados Unidos, ou as visões do ET de Varginha. Mas, convenhamos, tudo não passa de especulação.

O que me leva à conclusão de que existe vida fora da Terra é o pensamento lógico. Ao contrário de meu amigo Bruninho, que acredita na Bíblia e em que somos todos descendentes de Eva e Adão, eu sou um evolucionista. Acredito sim, que descendemos de primatas pré-históricos, que as formas de vida evoluem com o passar do tempo, e que Darwin estava certo em suas teorias de que o mais forte sobrevive. Contra isso acredito não haver o que discutir, pois temos provas da evolução dos animais.

Só que, religiosamente falando, não acredito que tanta evolução tenha sido resultado de acontecimentos sem controle, largados ao léu. Acredito que em tudo o que vive, em tudo o que evolui, há o dedo de Deus. Sendo Ele poderoso como é, deve ser fácil para Ele criar seres capazes de se adaptar lentamente ao ambiente e às necessidades que o mundo põe à sua frente.

Ou seja: acredito que fomos criados por Deus, mas não moldados a partir do barro, mas sim a partir de milhares e bilhares de anos de evolução lenta e gradual.

Voltando ao assunto dos extraterrestres: é fato claro para todos que o universo é muito grande. Grande mesmo. Maior do que nossas mentes são capazes de conceber. Logo, não me entra na cabeça o fato de que, tendo Deus criado tanta coisa, Ele tenha posto vida apenas na Terra. Seria o maior desperdício de espaço da História.

Imaginando que exista vida apenas aqui, poderíamos pensar que Deus criou as estrelas para iluminar nosso céu e nos fazer inventar histórias de etês e poemas de amor. Mas aí alguém precisaria me explicar o motivo de a maioria esmagadora das estrelas estar fora do nosso alcance de visão. Seria então um grande desperdício de trabalho: pra que criar tanta coisa que ninguém é capaz de ver?

Portanto, o pensamento lógico só me leva a crer que em outros planetas na infinidade do universo Deus tenha criado vida. Mas não digo seres vivos capazes de criar naves espaciais para levá-los a outros planetas - a Terra, inclusive. Penso em seres vivos parecidos com nós, ou em estágios de evolução anteriores ou posteriores ao nosso. Pode haver, por exemplo, um planeta por onde caminhem animais irracionais como os dinossauros. Ou então, um outro planeta onde existem seres racionais como nós, que também têm problemas de família e dinheiro e que também fiquem discutindo se existe vida em outros planetas como o deles.

Conversando sobre isso com a Sueli no início do ano, ela argumentou que, se Deus tivesse criado seres vivos fora da Terra, o teria deixado claro na Bíblia, que é a Sua palavra. Pensando mais tarde no assunto, vi que esse argumento não se sustenta, já que o homem descobriu - e sempre descobre - muita coisa que não está na Bíblia. Bom, pelo menos eu nunca ouvi dizer que a Bíblia fale sobre ondas de rádio, raios x, aviões ou internet. Tudo isso nasceu enquanto o homem descobria coisas que Deus escondeu pelo mundo.

Por ser um ser pensante, aos poucos o homem vai descobrindo coisas e derrubando mitos que antes achava verdades absolutas: só com o passar dos séculos é que se descobriu que a Terra é redonda, que o sol não gira em torno da Terra e que seres invisíveis a olho nu - vírus e bactérias - são capazes de matar um homem saudável. Logo, não é loucura pensar que o homem um dia venha a descobrir um outro planeta habitado.

Novamente sou levado a pensar que existe sim vida fora da Terra. E se Deus não nos falou nada sobre o assunto, deve ser por que nos acha incapazes de conviver com isso (ou com 'eles' - pois na Terra já temos desavenças demais). Ou então Ele prefere nos deixar que descubramos os outros sozinhos. Ou - por que não? - deixar que eles nos descubram.

Mas, como disse no início, tudo isso não passa de especulação, de fé no meu pensamento lógico. O que não torna tudo isso verdade absoluta. Sendo Deus tão poderoso e superior a nós, pode ser sim que ele tenha criado vida só na Terra e que o resto do universo esteja reservado a planos que não nos dizem respeito. Enquanto não houverem provas concretas, a dúvida permanecerá e extraterrestres renderão bons roteiros de filmes.

Nenhum comentário: