Os Revisores Nunca Morrerão

Todo mundo já fez isso, até eu: digita-se o texto, geralmente num Word pirata, e lasca-se o botãozinho "ABC" para correção das palavras. O resultado é uma série de correções de palavras que foram digitadas erradas e um número talvez ainda maior de erros que o Word deixa passar. Como? É que os corretores verificam, na maioria das vezes, apenas a grafia das palavras, dexando passar erros de concordância, entre outros.

Isso acontece porque os corretores geralmente funcionam assim: eles têm uma lista gigante de palavras. Quando o texto é digitado, eles vão comparando cada palavra com a lista. Se ela não estiver lá, tome-lhe destaque sublinhado de vermelho. É por isso que muitas palavras certas são dadas como erradas: o "Klutz" da minha lista de cds favoritos, o "Macacu" do nome da minha cidade e o sobrenome da Sueli.

Graças a isso, muitas palavras com erro de acentuação são deixadas pra trás, como por exemplo distancia / distância ou o trio sábia / sabia / sabiá. Uma simples troca ou omissão de um acento pode levar um texto à perdição. Ademais, como a maioria dos programas não pega erros de concordância, eles deixam passar aberrações como "o meninas está vestido, eles já vai saíram".

Mas mesmo que o programa seja capaz de barrar erros de concordância, muitos outros erros podem se esconder por falta, excesso ou troca de letras. A frase "o meu baralho é grande" pode se tornar extremamente ofensiva graças a um pequeno erro. Para erros assim o computador não tem olhos. E, arrisco-me a dizer, nunca terá.

Portanto, tome-lhe lá duas dicas de quem já trabalhou com textos durante anos.

Primeira: leia tudo de novo depois de escrever. Duas vezes. Nunca mais use o recurso de correção dos programas. A prova de que muitos erros passam sem serem notados são os que volta e meia aparecem no Sarcófago: eu nunca sou avisado sobre eles, e olha que eu leio os textos umas três vezes antes de publicar.

Segunda: dá pra acrescentar novas palavras à lista do Word. Quando ele sublinhar uma palavra certa, dê um clique com o botão direito do mouse nela e no menu que aparecer, clique em adicionar. Com o tempo, você vai formar um grande dicionário.

Nenhum comentário: