Histórias de Cartório

Trabalhar no cartório e lidar com público sempre rende boas histórias. Essa semana tivemos uma boa:

Na segunda, ou na terça, sei lá, chegou lá um coroa com seus 80 anos e uma mulher com seus 40. Entre uma piada idiota e outra, ele disse que queria fazer uma procuração para que ela recebesse o seu pagamento do INSS no banco. Peguei os dados, bati a procuração e fui lê-la para eles.

- "... poderes para abrir e encerrar contas..." [eu]
- Pó pará, isso não. [ele, me interrompendo]
- Mas amor... [ela]
- Que nada! Pode tirar isso. [ele, interrompendo ela]

E isso se repetiu umas sete vezes enquanto eu lia, sempre com discussões entre os dois. Ao final da leitura, com a procuração toda riscada, fui para o computador refazê-la enquanto os dois discutiam. Procuração refeita, ele assinou, pagou e foram embora.

Ontem ele apareceu por lá, fazendo sinal para eu ir ao balcão.

- A procuração tem validade?
- Não, senhor.
- Não tem que renovar?
- Bem, o INSS pede para renovar depois de um ano para ter certeza de que a pessoa está viva.
- Sabe o que é... é que quando a gente saiu daqui naquele dia, ela chegou em casa, arrumou as trouxas e sumiu.

Como eu tive que fazer força pra não rir. Ele murmurou mais um pouco, disse que iria no INSS e saiu. Voltou depois pra me contar que o INSS estava de greve. E foi embora, deixando a gente livre para rir bastante com a história. Coitado do velho, se fudeu. E achamos que tinha acabado por aí.

Hoje a mulher apareceu por lá, querendo falar comigo. E eu, sonso como só a Sueli conhece, fui atendê-la.

- Uma pessoa pode cancelar uma procuração?
- Quem deu a procuração pode.
- Ué, então pra quê que serve uma procuração?
- [explicação longa, pulemos esta parte]
- Ele veio aqui?
- Ele quem?
- O Nikola.
- Veio.
- Pra que?
- Não sei, nem lembro.
- Não deixa ele cancelar a procuração, não...
- Ah, senhora, isso é com ele. Eu não posso impedir.
- Tsc...
- ...
- [alisando minha mão] Não conta pra ele que eu estive aqui não, tá?

E foi embora. É claro que ainda não acabou. Depois eu conto o que acontecer.

Nenhum comentário: