Como me Tornei fã de Michael Jackson

Escrever aqui pro Sarcófago alguma coisa contando a história de Michael Jackson seria chover no molhado, porque desde quinta feira passada bilhares de sites já fizeram isso. Mas quem presta atenção nos detalhes daqui deste blog já deve ter reparado que o nome dele está ali na coluna da esquerda, bem na parte onde eu cito os artistas dos quais sou fã. Sim, eu ouvi bastante as músicas do Michael neste final de semana, mas não apenas por conta de sua morte, mas porque já há tempos que curto seu som.

E se não tenho nada a acrescentar sobre a sua vida, posso contar sobre como passei a gostar dele.

***


Tudo começou em 1997, ano em que se firmaram as principais bases do meu gosto musical. Foi o ano em que comprei meu primeiro cd player e volta e meia comprava, a muito custo, os cds que gostava. Pois eis que uma amiga do curso onde eu trabalhava chegou lá com um cd duplo do Michael Jackson - o fabuloso HIStory.

Claro que eu conhecia Michael Jackson. Até os surdos conhecem as músicas dele. Eu sabia que ele tinha vários sucessos. Mas eu não saberia citar mais que três ou quatro.

E então lá está o cd da minha amiga, ela toda empolgada porque tinha conseguido comprá-lo. Eu dei de ombros e falei que conhecia muito pouco. E ela foi me mostrando as músicas do primeiro disco: Billie Jean, The Way You Make Me Feel, Black or White, Rock With You, She's Out of My Life, Bad, I Just Can't Stop Loving You, Man in the Mirror, Thriller, Beat It, The Girl is Mine, Remember the Time, Don't Stop Till You Get Enough, Wanna Be Startin' Something e Heal the World.

Eu endoidei. Eu conhecia todas. Eu gostava de todas. Eu adorava todas. E descobri que adorava Michael Jackson. O segundo disco do par trazia algumas músicas novas que eu também adorei: They Don't Care About Us, Earth Song, You Are Not Alone, Come Together, Smile... era tudo muito bom de mais! Gravei uma cópia dos discos em fitas K7 (sim, K7!) e ouvia o tempo todo. Só larguei das fitas quando consegui, emocionado, comprar o CD.

Com o tempo fui comprando outros discos do Michael Jackson, vendo que conhecia muitas outras músicas igualmente boas, e a coleção ficou completa - pelo menos da carreira solo. Atualmente estou atrás da coletânea tripla com sucessos da época dos Jackson 5 que foi lançada há uns meses; da edição especial do Thriller, com DVD e tudo; e quero comprar outro HIStory, porque o meu estragou quando ficou guardado durante as obras da minha casa.

Só pra comparar e dar uma noção melhor da coisa, nesta época, apesar de já conhecer e gostar de Elton John, eu pouco me importava com suas músicas. Michael Jackson é que era o cara.

Quando, no final de 1998, acessei a internet pela primeira vez, fui correndo em busca de informações sobre ele. Me associei ao fã-clube internacional e conheci muita gente legal - a francesa Fiona Eloise, o indiano Vivek Bansal, a sul-africana Aeisha Anthony - e fiz até uma outra grande amiga, a mineirinha Monica Xavier, que deve estar chorando até agora.

Como a discografia dele não é tão grande assim, eu acabo às vezes ficando uns meses sem escutar uma música sua, para então ficar ouvindo sem parar durante um mês inteiro, sem parar. De vez em quando perco algumas horas no YouTube vendo vídeos e clipes dele, lendo artigos na Wikipedia, descobrindo sites interessantes e tentando descobrir alguma gravação diferente da qual eu nunca tenha ouvido falar.

Sim, eu sei que nos últimos anos ele entrou em decadência, não gravou nada e não fez nada que prestasse, mas quem é rei nunca perde a majestade, e eu continuei curtindo as suas músicas como sempre curti.

Portanto, não se enganem, queridas leitoras: quando eu falo do Michael Jackson nestes dias não é sentimentalismo barato por conta de sua morte. É emoção de fã mesmo.

E vocês, qual sua relação com ele?

***


Curiosidades: Na last.fm, o artista mais ouvido da semana passada foi o Michael Jackson, com quase o dobro de audições em relação ao segundo colocado. As seis músicas mais ouvidas são dele. Das 10 mais ouvidas, oito são dele. Das 20 mais ouvidas, 13 são dele. As sete músicas mais favoritadas são dele. Na Inglaterra, seu disco The Ones, uma coletânea, chegou ao topo das paradas.

É uma invasão!

***


E já que estamos na onda e você está aí querendo comprar alguma coisa do Michael Jackson para saciar a vontade, que tal dar um pulo no Submarino ou no Mercado Livre, comprar alguma coisa e ajudar o seu escritor favorito a ganhar uma comissãozinha?

Nenhum comentário: