Os Discos de Michael Jackson

Na sua carreira solo, Michael Jackson lançou seis discos de inéditas. E é assim que eu os classifico, do pior para o melhor:

Invincible: o disco mais novo é o mais fraco. Muito parecido com tudo o que havia no mercado quando foi lançado, sem quase nada daquele Michael Jackson fodão e genial dos outros tempos. Nem um clipe decente saiu daí. De bom BOM mesmo só Speechless, uma de minhas músicas favoritas.

Off the Wall: seu primeiro disco apenas preparou terreno para o Thriller. Tem ótimos momentos, como Don't Stop Till You Get Enough, Rock With You e She's Out of My Life, e no geral é muito melhor do que a maioria das coisas que se vê por aí, mas não é espetacular. Mas não se engane: apesar de ser o penúltimo da minha lista, não pode ser considerado um disco ruim.

Dangerous: aqui Michael já estava branco mas ainda tinha um bocado de genialidade nas veias. Neste disco estão pérolas como Black or White, Heal the World e Will You Be There. Fora isso, ainda tem uma das capas mais maneiras de todos os tempos, com tantos detalhes que de vez em quando eu me perco passeando por eles.

HIStory: o disco dois deste álbum duplo traz uma penca de músicas inéditas muito boas. Algumas entre as minhas favoritas. Aqui estão Earth Song, Stranger in Moscow, You Are Not Alone e They Don't Care About Us, esta com participação do Olodum e com clipe gravado no Brasil (coisa que você já sabia, porque no domingo 378 programas de TV mostraram isso). Além disso, traz duas regravações maneiríssimas: Come Together, dos Beatles, e Smile, de Charlie Chaplin, John Turner e Geoffrey Parsons.

Bad: não dá pra não gostar deste disco, pois a quantidade de música boa é absurda. Não é qualquer um que consegue colocar em apenas um álbum músicas tão boas quanto Bad, The Way You Make Me Feel, Liberian Girl, Man in the Mirror, I Just Can't Stop Loving You, Dirty Diana e, minha favorita, Smooth Criminal. Tem gente que lança dez discos e não consegue fazer tanta coisa boa assim. Em contrapartida, este disco traz a pior música do Michael Jackson, Speed Demon. Eu acho essa música tão ruim, mais tão ruim, que ela não faz parte da cópia que tenho do disco no meu computador.

Thriller: como não podia deixar de ser, meu disco favorito é o favorito de todo mundo. É praticamente um greatest hits. Se alguém trocasse a capa e lançasse como um The Best of Michael, tem gente que nem iria reparar. Thriller simplesmente arrasa quarteirão e dispensa demais comentários: nove músicas, nove sucessos. Balada, rock, disco, dance e R&B numa mistura magnífica. Simplesmente inclassificável.

E você, leitora, quais são os seus preferidos?

***


E já que estamos na onda e você está aí querendo comprar alguma coisa do Michael Jackson para saciar a vontade, que tal dar um pulo no Submarino ou no Mercado Livre, comprar alguma coisa e ajudar o seu escritor favorito a ganhar uma comissãozinha?

Nenhum comentário: