DVD Michael Jackson’s Vision

Comprei recentemente o box de DVD’s Vision, que reúne todos os clipes gravados por Michael Jackson. De cara, posso desmentir essa alegação de que TODOS os clipes estão lá, porque o curta metragem Ghosts não está, pelo menos não na íntegra. Pra mim isso foi bem brochante, porque era uma das coisas que eu mais esperava no box, já que minha fita de VHS foi para o lixo há tempos.

Fora isso, o box é excelente. Desde a embalagem: uma capa cheia de efeitos especiais que só a tendo na mão para entender, um livro com muitas fotos dos clipes e, claro, muita música boa. Tudo o que há de bom está lá: de She’s Out of My Life a Earth Song, de Thriller a They Don’t Care About Us. Tem até uns bônus da época dos Jackson 5. A nata está mesmo no primeiro disco, que traz os clipes das músicas que fazem parte dos discos Off the Wall, Thriller e Bad, mas o resto não é de se jogar fora, porque tem muita coisa boa de Dangerous e HIStory.

Por estarem praticamente na ordem cronológica de lançamento, dá pra acompanhar com precisão a ascensão e declínio da qualidade de Michael como músico e dançarino, e também seu clareamento e posterior monstrificação.

É assustador pensar que o cara que canta She’s Out of My Life - negro e com nariz de batata - é o mesmo que canta Rock My World - branco como casca de ovo e com um nariz deformado. Eu nunca tinha visto o clipe de Rock My World e, sinceramente, me assustei com a cara do Michael nele: absurdamente deformado, parecendo estar usando uma máscara.

Além de servir como o exemplo perfeito de como Michael Jackson se mutilou fisicamente, o clipe de Rock My World mostra que ele já não era o mesmo dançarino de antes. Quando vi o filme This Is It, parecia até que ele estava em boa forma, mas aqui ele parece mais uma caricatura de si próprio, como se fosse uma outra pessoa tentando imitar os seus passos, sem conseguir. De todos os clipes, é onde Michael Jackson está mais lento e sem vigor.

Arrisco a dizer que, se a carreira de Michael Jackson tivesse começado com o disco Blood on the Dance Floor, sua fama passaria longe do que era. Sou fã do sujeito e gosto muito de tudo o que ele fez no início de usa carreira solo, mas não dá pra fechar os olhos e negar que seus últimos trabalhos não passam de uma sombra de tudo o que ele já tinha sido capaz de fazer.

Apesar das divagações, o box é uma excelente pedida. Perfeito para você deixar rolando durante um encontro de amigos em casa.



***


Os links você já sabe né? Clica neles, compra algo no Submarino e ajude o seu escritor favorito!

Nenhum comentário: