Respondendo Comentários

Uma das coisas que mais gosto nesta história de ter um site para publicar meus textos é a possibilidade de saber a opinião das minhas visitantes através dos comentários. Mesmo que, em certas ocasiões, eu imagine que um texto vá gerar bons comentários e ele mal receba um ou dois, é sempre gratificante quando alguém responde, dá uma palavra, mostra a cara ou até mesmo discorde. Gosto mesmo disso.

Volta e meia, dependendo do que a pessoa disser, eu coloco uma resposta lá nos próprios comentários, na tentativa de iniciar um diálogo. Apenas por umas duas ou três vezes, cheguei a escrever um texto apenas para responder aos comentários feitos.

Faço então um apelo: quando vocês comentarem alguma coisa, voltem aos comentários um ou dois dias depois para ver se eu respondi. Já perdi a conta das vezes que perguntei alguma coisa e a pessoa não deu retorno.

Outra coisa: se vocês quiserem fazer um comentário sobre um texto recente, tipo, entre os seis ou sete últimos, podem fazer o comentário no próprio texto, não precisa ser no mais atual. Eu sempre verifico se tem comentário novo nos mais novos.

Acho que o povo não volta pra ver resposta porque a maioria do pessoal que conheço coloca as respostas no site da pessoa que perguntou. Só que eu não gosto muito disso. Imagina a cena: eu escrevo um texto sobre drogas, alguém pergunta se eu já usei, aí eu vou no site da pessoa e comento num texto dela sobre camisinha: "eu nunca usaria isso, que coisa horrível, tá pensando que eu sou o que?". Os leitores de lá não entenderão chongas.

A estranheza é a mesma de quando alguém responde aqui uma pergunta que fiz em outro site. Tipo, alguém fala de um cd legal, aí eu pergunto se ela conhece um tal artista, aí a pessoa vem no Sarcófago, num texto sobre suicídio, e comenta que "nunca ouviu falar, mas que vai procurar nas lojas por aí". Se até eu fico atordoado quando pego um comentário desse, imagina quem não leu minha pergunta.

Claro que não posso obrigar ninguém a fazer como eu acho melhor, mas pelo menos posso dizer o que penso, certo? Sei que tem gente que prefere responder nos sites alheios, como o Leo, que já disse que acha anti-ético (?) responder no próprio site, mas eu prefiro colocar a resposta junto com a pergunta. Assim, quem chega depois entende a conversa e pode até acrescentar mais alguma coisa.

Além disso, mesmo que o comentário feito não tenha uma pergunta, acho legal voltar pra ler os novos comentários. Cito como exemplo o meu texto sobre os livros que estou lendo. No final dele, eu perguntei o que é que vocês andam lendo. Achei que naqueles comentários poderia surgir uma conversa muito legal e o pessoal sairia indicando livros uns para os outros, e até para mim mesmo. Mas, me parece, ocês põem o comentário e esquecem. É assim que funciona pra vocês?

Bem, é isso. Por favor, não pensem que estou dando sermão ou reclamando da vida. Nem tampouco estou com aquela coisa de "ah, comenta aí, comenta, comenta, vai" - isso eu acho feio. Só estou querendo arranjar um jeito de melhorar a comunicação entre os parcos visitantes deste meu cafofo virtual.

Nenhum comentário: