Livre Arbítrio - Final

E se, mesmo sem o livre arbítrio, o homem soubesse que Deus existe? Teríamos nos voltado contra o nosso "Criador"?

Vamos seguir a linha de pensamento da Ana: Deus cria o mundo, cria os animais e as plantas e povoa a terra com o homem, um ser capaz de compreender o mundo à sua volta, que sabe que foi criado por um Ser superior a ele e consciente de que deve obediência cega e irrestrita a esse Ser.

Ainda assim o homem não se voltaria contra Deus, pois sem o livre arbítrio não teríamos também a noção de que haveria outra opção: o não fazer. Teríamos em nossa mente apenas a idéia, rodando em moto contínuo, de que devíamos ficar babando os ovos de Deus, cantando hosanas nas alturas. Seríamos felizes, mesmo sem termos noção disso.


A relação atual entre Deus e o homem


Chegando à conclusão de que o homem não se revoltaria contra Deus por causa da falta do livre arbítrio, resta dar uma analisada em como o homem se relaciona com Deus tendo o livre arbítrio. E vê-se que já estamos em luta contra o Criador desde muito tempo.

Começa-se pelo seguinte: no princípio dos tempos, Deus botou Eva e Adão no paraíso e falou: "façam tudo o que quiserem mas não comam o fruto proibido". Mas o casalzinho, não satisfeito em poder fornicar o tempo todo sem pecar, resolveu ir contra as ordens do Grande Pai, pensando com certeza: "que nada, malandro, vamos é comer a tal fruta pra ver no que é que dá, esse Cara não sabe de nada". Esta foi a primeira revolução que o homem fez contra a palavra de Deus.

A partir daí, a partir do crescei-vos e multiplicai-vos, o homem foi criando mais homem, e todos eles sabiam como é que Deus queria que eles agissem, mas que nada, "a gente é que sabe das coisa, vamos fazer do nosso jeito".

Deste então o homem estabeleceu o senso comum de que Deus estava errado e começou a inventar um monte de jeito diferente de dizer como Ele é e o que Ele queria da gente, a seu bel prazer. É aí que estão as raízes das guerras na Irlanda e no Oriente Médio, e também do holocausto da Segunda Guerra, além de toda a intolerância que reina nos dias de hoje. E ninguém mais sabe quem está certo. Isso sem falar em pessoas que, face grandes perdas e tragédias, praguejam contra Deus, que, coitado, é posto como réu e condenado sem direito a defesa. E também tem o grupo que simplesmente não acredita e nega a existência Dele.

Isto sim é revolta contra o Criador.

Nenhum comentário: