Livre Arbítrio - Parte III

Dar o livre arbítrio para o homem foi uma decisão desastrosa? Teríamos nos voltado contra o nosso "Criador" sem ela?

Quando criou o homem dando-lhe o livre arbítrio, Deus pôs nas mãos humanas a facilidade de escolher o que quisesse, o que bem lhe conviesse. Acho que a linha de pensamento da Ana é a seguinte: se não tivéssemos escolha, iríamos acabar nos revoltando por ter que seguir sempre as ordens e desejos de Deus, seríamos seus escravos, sempre presos a um trabalho provavelmente repetitivo, desmotivador e sem ganhar nenhuma recompensa por isso.

Mas eu penso diferente. Se não tivéssemos esta faculdade, seríamos nada mais nada menos do que mais um animal no meio da bicharada. Não pensaríamos (ou pensaríamos como os animais, sei lá se bicho pensa).

Não seríamos diferentes em nada dos outros animais, pois existem bichos que não têm pelos, existem bichos que andam sobre apenas duas pernas, etc e tals. Desprovidos do raciocínio lógico que nos diferencia dos animais, seguiríamos nossos instintos, como a própria Ana disse: procuraríamos comida, defenderíamos-nos de nossos predadores e arranjaríamos abrigo para nos proteger das intempéries da natureza. Não teríamos, simplesmente, a menor noção da existência um Ser criador responsável pela nossa existência e, portanto, estaríamos cagando e andando para Ele. Logo, nada de revolta contra Deus.

A seguir: o homem sem livre arbítrio, mas com consciência disso.

Nenhum comentário: