Livre Arbítrio - Parte II

O ser humano tende a ser mau?

Não sei se é correta essa coisa de falar que, dada uma escolha, nove entre dez pessoas vão fazer a errada. Isso vai depender muito da criação das pessoas, independentemente de onde estamos.

Vá na China e fale para um caixa de banco dar o troco errado para dez pessoas. Quantas vão devolver o dinheiro? Faça isso no Brasil. Faça isso na Argentina, nos Estados Unidos, na África do Sul. Será que os resultados serão os mesmos? Eu, sinceramente, não sei. Mas não creio que os números sejam tão radicais quando 9x1.

O mundo atualmente passa por um momento muito complicado, em que estamos cercados pela intolerância e a violência, mas o número de pessoas que é intolerante e violenta é bem menor do que o número de pessoas que quer ficar em paz. A maioria das pessoas realmente quer um mundo de paz, quer viver em cidades onde se possa sair para passear na praça à noite sem correr o risco de algum assaltante vir a levar sua bolsa e sua vida. A falta de paz de muitas pessoas está nas mãos das poucas que querem a violência.

O grande problema é que as boas ações não repercutem tanto quanto as más. Ninguém publica uma foto de alguém dando o braço para uma velhinha atravessar a rua, mas todo mundo quer ver a foto do vovô assassinado na praça do subúrbio. E então, essa falta de informação de que existe muita gente boa no mundo gera o pensamento de que o ser humano é mau por natureza. Portanto, não. Não acredito que nós sejamos maus por natureza.

A seguir: o homem sem livre arbítrio, mas sem consciência disso.

Nenhum comentário: