Série Operação Cavalo de Tróia - Parte III

Volume 1 - Jerusalém

É maior da série, com 520 páginas, publicado em 1984. Começa com o autor contando como Jasão entrou em contato com ele e como fez para conseguir o diário, numa narrativa, como eu já disse, bem ao estilo de Dan Brown. Com o diário nas mãos, Benítez começa a reproduzí-lo. A primeira parte do diário começa dias antes da prisão de Jesus, passa por sua condenação e morte. Termina com a ressurreição.

Quanto à diagramação, fonte levemente pequena e linhas pouco espaçadas. Todas as notas estão reunidas no final do livro, ocupando mais de quarenta páginas.


Volume 2 - Massada

Publicado em 1986, é do início ao fim uma pura reprodução do diário. Jasão e seu companheiro Eliseu retornam ao presente e iniciam as preparações para a segunda viagem. Mais de 200 páginas para descrever o que aconteceu no "presente", antes da segunda viagem, incluindo aí uma transcrição de tudo o que aconteceu na última ceia de Jesus com os discípulos.

Jasão e Eliseu retornam para o passado, momentos após a ressurreição de Jesus Jasão busca informações sobre o ressuscitado e chega a vê-lo algumas vezes. Em uma conversa com Maria (a mãe), descobre como de fato ocorreu o nascimento de Jesus. Termina quando Jesus manda seus discípulos irem para a Galiléia.

Na verdade, não termina aí. Depois do fim do diário, tem uma nota do Benítez onde ele explica que o diário acaba assim, abruptamente, apenas com um outro enigma, no mesmo estilo daquele outro que ele relata no volume 1. E pede ajuda a seus leitores para que o ajudem a decifrá-lo.

Sobre a diagramação, a fonte é a mesma mas as linhas são mais espaçadas. Já as notas não estão mais no final do livro: viram notas de rodapé, que às vezes ocupam quase toda a folha.


Volume 3 - Saidan

Publicado em 1987, um ano depois do pedido de ajuda. Benítez gasta as primeiras 150 páginas para contar como decifrou o enigma. Em alguns momentos é interessante, mas tem horas que é pura encheção de lingüiça. Por fim, ele consegue ter em suas mãos uma outra parte do diário de Jasão, desta vez um calhamaço de mais de duas mil páginas.

Passa então a reproduzir o diário. Neste volume acompanhamos Jasão viajar junto com os discípulos à Galiléia, e lá presenciar mais aparições de Jesus. Jasão conta também como era a vida em torno do lago Tiberíades, a aparição de Jesus para os seus discípulos no Monte das Bem-Aventuranças e uma impressionante aparição de Jesus para ele e Eliseu.

Por fim, Benítez reproduz um trecho da primeira parte do diário, que tinha deixado de ser publicada, por "motivos técnicos", seja lá o que isso signifique. Este trecho é uma continuação da conversa de Jasão com Maria (a mãe), onde ele fica sabendo mais coisas sobre a infância e adolescência de Jesus. Esse vai e vem na narrativa confunde um pouco.

Quanto à diagramação, ela é igual à do segundo volume, com as notas nos rodapés das páginas, fonte igual e linhas espaçadas.

A seguir: sobre os volumes 4, 5 e 6.

Nenhum comentário: