O Processo de Publicação do Livro

Quando viram que eu tinha lançado um livro, muitas pessoas perguntavam qual era a editora e como eu tinha feito. Seguem então as explicações:

O livro carrega na capa, orgulhosamente, o selo d'Os Viralata, que é o que eu tenho chamado de Editora de Um Homem Só, o Albano Martins, que também atende pelo nome de Branco Leone. É ele que faz a edição, manda pra gráfica, corta e encaderna tudo. E ainda divulga de graça no site. Ou seja, é produção independente, e eu banquei todos os custos: edição, impressão, encadernação e frete. Garanto que não é tão caro quanto parece. E o Albano é um cara muito gente boa, que tá nessa pra ajudar e não para se fazer de bonzão.

O processo de produção do livro é bem simples, e, do primeiro contato ao dia em que os livros chegaram na minha casa passaram-se exatamente dois meses: meu primeiro email foi em 23 de maio e os livros chegaram em 23 de julho. Neste intervalo o que aconteceu foi o seguinte:

23/05 até 03/06 - Trocas de emails sobre o processo. Eu querendo saber de tudo: como era, quanto custava, detalhes e mais detalhes. Tudo respondido pelo Albano da forma mais simpática possível.

04/06 - Eu enviei fotos com idéias para a capa. Ele começou a fazer a diagramação e já me mandou os primeiros esboços, tanto do miolo quanto da capa, já aproveitando uma das fotos que eu tinha enviado.

05/06 - Depositei a primeira parte do pagamento, referente à edição, enviei a foto da quarta capa e já dei pitacos quanto à capa.

06/06 - Ele me enviou o texto com a primeira revisão e a capa com as modificações que eu tinha sugerido. Por revisão entenda-se sugestões de: a) correção de erros de ortografia/pontuação; b) melhor redação; e c) diagramação.

09/06 - Enviei de volta minhas respostas quanto à primeira revisão. Por respostas entenda-se: a) aceitar ou não as sugestões; b) tentativas de entender as sugestões dele; e c) argumentações sobre as sugestões dele.

11/06 - Ele me enviou a segunda revisão.

12/06 - Enviei de volta minhas respostas quanto à segunda revisão.

19/06 - Ele me enviou a terceira revisão. Demorou uma semana porque ele ficou doente.

19/06 - Enviei de volta minhas respostas quanto à terceira revisão.

22/06 - Ele me enviou a quarta (e última revisão).

Vejam que em um mês de diálogo o livro já estava pronto, diagramaticamente falando.

27/06 - Depositei a segunda parte do pagamento, referente à impressão da capa e do miolo.

02/07 - O primeiro exemplar - a prova - saiu da gráfica. Ele me mandou fotos do livro, o que fez minha adrenalina escorrer pela orelha.

16/07 - Os livros já estavam todos prontos e embalados. Demorou um pouco porque ele estava envolvido com pelo menos outros três livros.

17/07 - O pacote foi enviado. O frete ficou muito mais barato do que nós havíamos pensado: apenas R$ 22,00 por praticamente 10 kg de livros.

18/07 - Depositei a terceira e última parte do pagamento, referente ao acabamento e frete.

23/07 - Chegaram os livros.

A partir daí, o resto é história.

Se valeu a pena? Claro que valeu. O livro está fazendo sucesso e a segunda tiragem já está vindo por aí. Graças à honestidade, simpatia e profissionalismo do Albano, todo o processo transcorreu de forma rápida e transparente, o que me faz recomendar seus préstimos com todas as forças do universo.

Não me arrependo de nada.

2 comentários:

Bianca disse...

Nossa... Depois de muito tempo vou comentar esta postagem. Mas me desculpe, conheci seu blog só agora, em pesquisa sobre justamente isso: COMO PUBLICAR UM LIVRO.
Então vamos lá... Parabéns, e espero que já esteja na quarta, quinta... (e por aí vai)edição/tiragem.
Só me responda uma coisa, se puder... Quantos exemplares na primeira impressão e "quanto$ dinheiro$" custou?
Estou tentanto publicar. Vamos ver no que dá.
Comente por aqui mesmo, que eu vou passear pelo seu blog e já volto.

Mário Marinato disse...

Bianca,

Já não lembro exatamente quanto foi, mas a primeira edição do livro, com uma tiragem de 100 exemplares, saiu por um pouco mais de R$ 1.100,00.

Já a segunda foi um pouco mais barato porque não teve o gasto da edição.

Sobre em que edição ele já está, ainda está na segunda. Não quer ajudar a chegar na terceira, não?

Abraço,