Botando o Computador pra Falar

Quem trabalha digitando sabe que revisar o próprio texto é tarefa das mais complicadas, pois ao reler não olhamos cada palavra individualmente, já que sabemos de antemão o que está escrito. Mesmo que o texto seja lido e relido várias vezes, há erros que passam despercebidos.

Uma boa solução para isso é pedir para que alguém leia o texto, mas nem sempre você tem alguém disponível por perto. Nestas horas, que tal botar seu computador pra falar?

Para isso basta instalar na sua máquina um programinha simples como o ReadPlease, que mesmo sendo em inglês é facílimo de usar. Ele tem duas versões diferentes: uma simples que é gratuita e uma mais avançada que é paga. A simples dá pro gasto e sobra. As vozes, claro, não são naturais quanto a minha ou a sua, mas são compreensíveis. Vamos ver aqui como baixar, instalar e usar esta pequena maravilha.

Para fazer o download do programa você deve visitar esta página. O arquivo de instalação tem pouco mais de 11 megas. Nesta mesma página, mais embaixo, é possível baixar novas vozes, pois por padrão ele lê apenas textos em inglês e com sotaque americano. Entre outras, estão disponíveis vozes em inglês britânico, português de Portugal, espanhol e italiano. Cada pacote traz uma voz masculina e uma feminina. Claro que você deve baixar o pacote de português, que tem pouco mais de dois megas.

Terminados os downloads, você deve executar primeiro o instalador do programa. Instalar o programa é bem simples, mesmo com as telas em inglês. Basta clicar nos botões "next" e "yes" que forem surgindo, até que o processo termine. Depois de instalar o programa, instale o pacote de voz em português, o que é ainda mais fácil de fazer.

Com tudo instalado, execute o programa. Do lado esquerdo estão os botões para iniciar, pausar e parar a leitura, no meio está o espaço para o texto a ser lido, e do lado direito estão os controles de velocidade de leitura, tamanho do texto e escolha de voz. Para mudar de voz basta clicar nas setas que estão abaixo da foto que aparece. A partir daí é só copiar o texto que você quer ler, colar na área em branco e então apertar play.

Por fim, sugiro à leitora mudar algumas configurações do programa. Para isso clique no menu Tools, e no item Options. Na tela que se abre, faça as seguintes alterações:

- No item Behavior, desmarcar a opção Read text as soon as it is dropped, para evitar que ele comece a ler assim que você colar o texto.
- No item Document, marcar a opção Start with a blank document, para que ao iniciar o programa a área de texto esteja em branco.

(Update: Leiam também este artigo.)

***


Outros artigos meus sobre informática

Um comentário:

Anônimo disse...

serve pra nós?????


serve? serve?