Slava's Snowshow

Há alguns anos, quando fiz o EJC na igreja católica lá de Cachoeiras de Macacu, achei o Encontro tão sensacional que achei necessário criar uma nova expressão para definir o quão bom ele foi. Disse, à época, que o Encontro tinha sido estrombelo folosfático. Entenda-se que se uma coisa é estrombelo folosfática ela é sensacional, espetacular, incomparável, maravilhosa, boa pra cacete, foda demais, du caralho, one-of-a-kind e mais alguns bons adjetivos que a leitora queira adicionar à lista.

Por alguns anos o EJC permaneceu como o único evento da minha vida a receber dito título, até que em janeiro de 2009 o show de Elton John acrescentou-se à pequena lista. Eis que mês passado um terceiro evento conseguiu a façanha: o espetáculo teatro-circence Slava's Snowshow, do qual participei - não apenas assisti - no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Slava é um palhaço russo conhecido mundialmente que já criou espetáculos para o Cirque du Soleil e trouxe para o Brasil pela segunda vez o seu Snowshow. Estava navegando por um site de ingressos quando a propaganda do espetáculo me chamou a atenção, assisti a uns vídeos no YouTube e não pude resistir: comprei meu ingresso no mesmo dia. E melhor: na primeira fila, de cara pro palco.

Tendo visto os vídeos, eu sabia um pouco do que estava por vir, já que os palhaços descem do palco e vão para o meio da plateia, mas nada poderia me preparar para o palhaço que me chamou para ir ao palco ajuda-lo com uma cadeira. Mais divertido, impossível. Lindo, engraçado e emocionante, Slava's Snowshow é um espetáculo de palhaços que bota a plateia pra brincar o tempo todo. Até mesmo no intervalo rolaram brincadeiras.

E quando tudo acaba e você pensa que está na hora de ir embora, repara que o Slava desceu do palco para falar com a plateia e que todos os palhaços continuam andando por lá, e que você pode continuar por ali brincando e tirando fotos com eles. Acredito que, como eu, muitos dos adultos que estavam lá sentiam-se com sete anos de idade novamente.

Torço para eles voltem mais uma vez, pois o espetáculo é mais do que apenas uma apresentação, mais do que um circo: é uma experiência, algo do qual você se sente parte, deseja que não acabe nunca, e que, quando você deixa o local, quer que comece tudo de novo.


***


Outros links:
Este usuário postou no YouTube vários vídeos da apresentação em que fui.
No meu Flickr tem algumas fotos que tirei lá.
Um vídeo que filmei no final da apresentação.

Nenhum comentário: