O Hino Nacional Brasileiro - Interpretando a Letra

Nesta época de Copa do Mundo muita gente corre atrás de lembrar como é a letra do nosso Hino Nacional para poder fazer bonito quando a seleção entra em campo, para logo depois do último jogo ser novamente esquecido.

Além disso, muito pouca gente presta atenção no que a letra diz, deixando de perceber a beleza desta poesia que é o nosso Hino. Na minha opinião, é a música que tem uma das letras mais bonitas que já ouvi. Grande parte da má-interpretação (ou pouca-interpretação) que fazem é devido seus versos serem truncados, e não estarem escritos numa linguagem com a que estamos acostumados.

Então, numa tentativa de compartilhar com vocês como é que eu entendo o nosso Hino, segue aqui a sua letra reescrita. Se foi assim que o Duque Estrada pensou, eu não sei, mas pra mim é lindo.

Mas antes, um link: para aqueles que querem praticar um pouco para antes dos jogos da seleção, no site do Exército Brasileiro tem a letra e o MP3 para baixar.

E, então, agora sim, a minha interpretação da letra do hino nacional:

As margens plácidas do Rio Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. E, nesse instante, em raios resplandecentes, brilhou no céu da Pátria o sol da liberdade.

Se conseguimos conquistar com braço forte a segurança desta igualdade, ó liberdade, em seu coração a própria morte desafia o nosso peito.

Ó Pátria amada, que é idolatrada, salve! Salve!

Brasil, se a imagem do Cruzeiro resplandece em teu céu formoso, risonho e límpido, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança desce à terra.

Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, gigante destemido, e essa grandeza é espelhada em seu futuro. Brasil, entre outras mil, tu és terra adorada, ó Pátria amada! És mãe gentil dos filhos deste solo. Pátria amada, Brasil.

Brasil, jóia da América, você se sobressai iluminado ao sol do Novo Mundo, deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo.

Teus campos lindos e risonhos têm mais flores do que a terra mais bajulada.
Nossos bosques têm mais vida, e nossa vida, em você, tem mais amores.

Ó Pátria amada, que é idolatrada, salve! Salve!

Brasil, que a sua bandeira estrelada seja símbolo de amor eterno.
E que o verde-louro desta bandeira diga:
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas se a clava forte da justiça se erguer, verás que um filho teu não foge da luta, nem teme quem adoraria ver a sua morte.

Brasil, entre outras mil, tu és terra adorada, ó Pátria amada! És mãe gentil dos filhos deste solo. Pátria amada, Brasil!

Nenhum comentário: