Planejamento de Informática

Segue abaixo a minha PR2 de Planejamento de Informática. Espero que ajude quem vai fazer a segunda chamada e a prova final.

1 - Dentre os estilos de gerência da informação, qual deles você adotaria na sua empresa e porque?

Eu adotaria o estilo monárquico, mas com pitadas de federalismo. Digo isso pois, com certeza, em seus primeiros anos minha empresa seria uma micro, e a pessoa que iria definir os meios de gerir a informação seria eu mesmo, daí a monarquia. Em contrapartida, como sei que não sou dono da verdade, eu estaria sempre aberto e atento às sugestões e críticas daqueles que estivessem ao meu redor, disposto a mudar as coisas para melhor, daí o federalismo.


2) a) Descreva o modelo de Porter (lembre-se das forças e dos conceitos de vantagem competitiva)

O modelo de Porter é uma técnica de análise administrativa que visa identificar, ou facilitar a identificação, dos possíveis focos de problemas e oportunidades no universo que cerca a empresa. Através dele são analisados cinco aspectos:

Clientes: analisa os clientes atuais e o mercado consumidor.
Fornecedores: analisa os fornecedores atuais e os possíveis futuros.
Concorrentes: analisa o mercado e os concorrentes.
Novos entrantes: analisa novas empresas que podem vir a se tornar concorrentes.
Substitutos: analisa outros produtos e serviços que podem levar à obsolescência do seu próprio.


2) b) Faça uma análise das operadoras de telefonia usando como base este modelo.

Clientes: mais fácil de perder clientela do que telefonia só mesmo visitantes de websites. Devido à grande quantidade de promoções e pacotes oferecidos no mercado, as empresas de telefonia têm que se empenhar ao máximo na busca de informações sobre os desejos e opiniões dos clientes, pois se não o fizerem, correm o risco de ver uma enxurrada de clientes debandar para a outra operadora.

Fornecedores: com a crescente expansão no número de fábricas de equipamentos, e a sua transferência para países com mão-de-obra barata, as operadoras devem estar atentas ao nível de qualidade dos aparelhos que vendem.

Concorrentes: devido à abertura do mercado de telefonia no Brasil, muitas empresas se instalaram no país e lutam ferozmente a cada dia pela superioridade em relação à concorrência. Sem um acompanhamento dos passos e movimentos de seus concorrentes fica difícil para uma empresa abocanhar uma fatia grande do mercado.

Novos entrantes: li certa vez que existem localidades do interior do país nas quais as grandes empresas de telefonia não chegaram por pura falta de interesse. Nesses lugares surgiram, então, pequenas e micro empresas que compraram as licenças de exploração de banda e prestam serviços apenas a estas localidades. Isso pode gerar dificuldades de expansão no futuro.

Substitutos: o VOIP já é uma realidade e é preciso que as empresas de telefonia estejam atentas para não entrarem em desuso.


2) c) Agora pense e disserte sobre como a decomposição do modelo de forças em mais níveis poderia auxiliar a análise de forças para uma indústria na área de plásticos que fornece para indústrias que produzem garrafas pet.

A análise de modelo de Porter em níveis visa a descoberta de "cadeias de influência" no ambiente que cerca a empresa, pois, às vezes "algo" não influencia a empresa diretamente, mas influencia uma outra coisa, que esta sim exerce forte influência sobre ela.

Por isso é importante não apenas observar o que nos cerca, mas também observar o que cerca o que nos cerca, ou até mais longe.

A indústria de plásticos que vende para produtores de garrafa pet é um bom exemplo disso. Se ela não prestar atenção em como se comporta o mercado consumidor de refrigerantes (que é cliente do cliente do seu cliente - 3 níveis), pode não ver que os bebedores de refrigerante reclamaram que as garrafas pet da Coca-Cola sujam muito a natureza, que daí a Coca Cola passou a usar garrafas de vidro, deixando de comprar as garrafas pet produzidas pela Tetra Pak, que por sua vez, graças a isso, fechou, e era ela a grande compradora de plástico da indústria de plásticos, levando esta última à bancarrota.

Indo até um pouco mais além, poderíamos dizer até que a indústria de plásticos que vende para produtores de garrafas pet deveria prestar atenção nas indústrias recicladoras de garrafas pet.

3) Como os conceitos de MTBF e MTTR podem ser usados pela área de Gerência de Informática? Quais ações podem ser efetuadas a partir da posse desses dados?

Estes dois conceitos podem ser usados pela área de Gerência de Informática para verificar, respectivamente, a qualidade do seu setor de produção de software (ou a qualidade dos produtos de software adquiridos) e a qualidade do seu setor de assistência técnica (ou a qualidade da assistência de seus fornecedores)

Em relação ao MTBF é possível: a) decidir pela troca ou capacitação da equipe de desenvolvimento, em caso de níveis baixos; b) negociar a queda dos preços pagos pelos sistemas, em caso de níveis médios de tempo entre falhas.

Já em relação ao MTTR é possível: a) optar pela troca de fornecedor ou a melhor capacitação da equipe interna de assistência, em caso de níveis altos; b) barganhar a diminuição dos preços pagos pela assistência, em níveis médios de tempo para a solução dos problemas.

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